O profissional de Contabilidade tem adquirido um papel cada vez mais importante para otimizar a gestão das empresas brasileiras. Se antes era responsável apenas pelo registro das informações Contábeis, hoje sua atuação vai muito além, pois deve acompanhar e se inteirar a respeito das mudanças na legislação, que ocorrem quase que diariamente, analisar as informações apuradas sobre a empresa e enxergar nos números e balancetes oportunidades de crescimento às companhias.
A valorização desse profissional na sociedade tem aumentado ao longo dos últimos anos, tanto que o governo reconhece a importância desta atividade para a economia e tem atribuído novas responsabilidades ao Contador, tornando-o um agente importante no combate à corrupção e às práticas ilícitas no País.
Na Lei da Lavagem de Dinheiro, por exemplo, o Contador é o profissional capaz de identificar e informar ao Conselho de Controle das Atividades Financeiras – Coaf qualquer movimentação financeira suspeita, que poderá ser investigada pelo órgão fiscalizador. A atuação do Contador também é de extrema relevância no estabelecimento de práticas de compliance e de políticas de controle interno das empresas, conforme determina a Lei Anticorrupção, sendo responsável pela melhoria no ambiente de negócios das empresas tanto nacional, como internacionalmente.
O profissional Contábil ainda é fundamental na aplicação das Normas Internacionais de Contabilidade, tanto no setor privado (IFRS), quanto no setor público (Ipsas), o que alinha a Contabilidade brasileira ao cenário internacional, promove maior credibilidade às empresas e segurança para investimentos. Além disso, o Contador, é o principal propagador da tecnologia da Certificação Digital que além de reduzir custos e agilizar processos, oferece maior segurança e diminui o risco de fraudes.
Fonte: Certisign
Deixe uma resposta