Blog

Quais são os riscos ao não renovar o certificado digital?

No comments

Certificados Digitais proporcionam mais agilidade, segurança e transparência nas operações empresariais – principalmente as feitas com o governo e órgãos regulamentadores.

O que muitos não sabem é que esses documentos digitais precisam ser renovados e caso isso não seja feito, seu portador corre alguns riscos. Renová-los é um processo simples e que eleva o nível da proteção de dados e informações importantes das empresas.

Todos precisam ser renovados? Depois de quanto tempo? Como fazer? Essas questões serão respondidas detalhadamente ao longo do conteúdo. Para adiantar: sim, todo certificado digital precisa ser renovado.

O tempo difere dependendo do tipo de certificação e seu armazenamento. Isso porque, como veremos a seguir, este fator altera a forma como os certificados são usados e o tempo de validade.

Abordaremos também os riscos de não fazer o processo de validação e para evitar maiores dores de cabeça, informaremos como fazer.

Essas certificações contam com dados pessoais e sigilosos das empresas, por isso a segurança deve ser uma prioridade nestes casos. Não deixe esse passo de lado, acompanhe!

Quais são os tipos de certificados digitais? 

Certificados digitais são documentos online que identificam pessoas físicas e jurídicas no ambiente digital.

Uma assinatura feita por este documento digital tem a mesma validade jurídica do que a feita a mão. Então, os certificados se tornaram uma peça chave para a comunicação online segura entre pessoas jurídicas, governo e órgãos regulamentadores do país.

Envio e recebimento de informações fiscais, realizar consultas, atualizar cadastros de contribuintes, se comunicar de forma legal no mundo digital, conseguir certidões da Receita Federal e acompanhar processos tributários pela rede são algumas das finalidades destes certificados.

Existem diferentes certificados online: e-CNPF, e-CPF, NF-e, entre outros. Cada um tem sua finalidade, mas todos com o mesmo objetivo de tornar o ambiente digital mais seguro e prático para pessoas físicas e jurídicas.

Tipos de armazenamento dos certificados digitais

Este fator é muito importante e o que determina o tempo de validade de um certificado digital – assim como o nível de segurança. Os tipos dessa certificação são: A1 e A3.

O A1 é chamado assim porque conta com o nível 1 de segurança. É emitido e armazenado diretamente no navegador do computador do proprietário do certificado. É possível colocar uma senha de acesso para aumentar a proteção.

Essa opção precisa ser renovada uma vez ao ano. Já o certificado digital A3 que tem um nível de segurança maior, dado que é emitido e armazenado em um token e somente quem o tiver e contar também com sua senha pode acessar.

Essa opção tem validade de 3 anos.

Riscos de não renovar o certificado digital

Agora que já sabe tudo que precisa sobre os certificados, entenda os riscos de não fazer a renovação destes documentos.

O primeiro ponto a destacar é que esses documentos permitem a comunicação com Receita Federal e outros órgãos regulamentadores, envio das declarações, transações bancárias, assinatura de documentos, entre outras finalidades.

Caso o certificado esteja vencido, esses procedimentos não podem ser feitos. Atrasar essas assinaturas, envios e declarações pode resultar até mesmo em multas.

No caso do NF-e, todos os procedimentos ficam inativos sem a renovação. Estes são alguns dos possíveis transtornos ao deixar a renovação de lado, por isso, cuidado com esse ponto!

Como fazer?

É válido ressaltar que o processo de renovação deve começar 45 dias antes de seu vencimento. Não porque é uma etapa complicada e demorada, mas sim para não correr riscos de não validar a tempo.

O procedimento é quase o mesmo do primeiro pedido. Procure a empresa que emitiu o certificado e peça pela renovação. Na Polomasther, organização referência em certificados digitais, possibilita que seus clientes renovem sem ao menos sair de casa ou trabalho.

É feito a validação dos documentos e informações via online, direto na sede Polomasther ou nossa equipe vai até você. Ou seja, renovar certificados digitais é simples e rápido.

 

 

 

PolomastherQuais são os riscos ao não renovar o certificado digital?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *