Blog

Assinatura digital inválida? Entenda o que pode ocasionar essa falha!

No comments

Certificados digitais são tecnologias que otimizam a rotina das empresas e pessoas físicas. Contudo, são passíveis de algumas falhas, sobretudo quando sua renovação não é feita. Muitas pessoas (físicas ou jurídicas) que contam com esses certificados já passaram ou estão lidando com um erro comum. Ao tentar assinar um documento digitalmente, a frase “assinatura digital inválida” aparece na tela.

O que fazer? Essas certificações são úteis para identificar pessoas e empresas no ambiente online, enviar documentos para a receita federal, consultar dados sobre o imposto de renda, se comunicar com órgãos reguladores, entre outras diversas ações.

Contudo, uma das mais utilizadas é a assinatura digital – dado que com esses certificados, elas têm validade jurídica e otimizam diversos processos. Quando inválido, o certificado perde sua principal utilidade para muitos.

Mas não se preocupe, são situações fáceis de resolver. É possível que dois erros estejam acontecendo: falha no software de assinatura digital, como o Adobe, por exemplo. 

São questões técnicas das plataformas que logo são resolvidas. Se este for o caso, procure alguns tutoriais de como resolver por conta própria ou entre em contato com a empresa. 

Outra questão pode ser a falta de renovação do certificado digital. Muitas pessoas e empresas que têm essas certificações se esquecem ou ao menos têm conhecimento de que elas precisam ser renovadas periodicamente.

Entenda, então, como renovar esses certificados o mais rápido possível para voltar a assinar documentos digitalmente com facilidade. Acompanhe! 

Quando renovar um certificado digital?

Os certificados digitais devem ser renovados periodicamente. Isso porque além da questão da assinatura, é possível que outras funcionalidades também não funcionem – dependendo do modelo do certificado, é possível que ele fique inativo até que a situação seja regularizada.

É válido ressaltar que com o certificado vencido não é possível realizar a assinatura de nenhum documento. Porém, as assinaturas anteriores não perdem sua validade. Mas, como saber quando é a hora de renovar a certificação digital?

O tempo de validade é diferente dependendo do tipo de certificado. O modelo A1, aquele que fica armazenado no servidor do computador, tem validade de 12 meses após sua aquisição.

Já o certificado digital tipo A3, o qual fica armazenado em uma mídia criptografada, conta com um prazo de validade maior, de até cinco anos após sua emissão.Então, depende do modelo da sua certificação.

Ainda há outra maneira de identificar o tempo da validade do seu certificado, entenda: conecte a certificação ou insira no computador  ou, caso do modelo A3, insira a mídia na leitora ou USB e aguarde até o reconhecimento – que acontece quando a luz para de piscar.

O próximo passo é abrir o navegador, clicar no botão ao lado da barra de pesquisa e escolher a opção “Configurações”. Aparecerá a opção “mostrar configurações avançadas” ao final da tela, clique nela.

Novas opções de configuração aparecerão na própria janela. Aperte o botão “gerenciar certificados” e pronto, uma série de informações sobre a certificação – incluindo seu tempo de validade, aparecerão na tela.  

Como renovar um certificado digital?

O processo é simples! Renovar certificado digital é simples, basta procurar a empresa certificadora que o emitiu e solicitar a renovação. O ideal é que seja realizado 45 dias antes da data de vencimento.

Contudo, se estiver aparecendo a frase “assinatura inválida” é provável que já tenha vencido. Procure a data de vencimento, como indicamos acima, e entenda se esse é ou não o problema.

Caso seja, procure a empresa que o emitiu e realize todo o processo solicitado. É possível que o certificado demore alguns dias para ser regularizado, dado que é preciso fazer o envio de documentos, conferência da documentação, entre outras etapas. 

Uma taxa é cobrada para a renovação e após alguns dias, o certificado volta a funcionar normalmente. 

Renovação de certificado digital na Polomasther

A Polomasther preza pela praticidade e agilidade. Por isso, oferecemos a renovação online, feita por videoconferência ou de forma presencial – fica a escolha do cliente. Haverá a cobrança do valor da renovação e a conferência dos documentos e dados informados.

Lembrando que caso algum dado precise ser atualizado, esse é o momento certo. Após esse processo da validação, que pode ser feito na unidade Polomasther, por chamada de vídeo ou pela análise externa (em que vamos até você), logo terá seu documento renovado.

Simples assim! 

Conheça a Polomasther

A Polomasther é uma certificadora com anos de experiência no mercado. Nos destacamos por nosso atendimento personalizado, por oferecer produtos de qualidade e soluções práticas de acordo com o que o cliente busca e realmente necessita.

Aqui você encontra todos os tipos de Certificados Digitais ICP-Brasil, fazemos renovação online e oferecemos todo o suporte necessário para que você tenha acesso às nossas soluções sem maiores burocracias e dificuldades. 

Acesse nosso site para mais informações, ficaremos satisfeitos em ajudá-los!

PolomastherAssinatura digital inválida? Entenda o que pode ocasionar essa falha!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *