Blog

Certificados digitais A1: entenda as vantagens de optar por esse tipo de certificação

No comments

Os certificados digitais são exemplos claros de tecnologias que vieram para otimizar processos internos nas empresas. Empreendedores que desejam agilidade, adequação à legislação e competitividade no mercado, buscam por essas certificações.

A procura por essas soluções cresce a cada dia. O motivo para tanta aderência é que em um mercado cada vez mais acirrado, empresas devem inovar e ter atenção com as novas soluções para maximizar seu potencial e não ficar para trás.

Existem diversas opções de certificados digitais (e-CNPJ, e-CPF, NF-e, entre outros) e dois tipos de certificações (A1 e A3) – as quais se diferenciam pelo modo como são armazenadas.

Empresas devem escolher o certificado digital que melhor atenda suas necessidades, assim como o tipo de armazenamento. O modelo A3 é bastante conhecido como a alternativa mais segura, dado que conta com o nível 3 de proteção.

É armazenado em uma mídia criptografada – como token e smart card. Para acessá-lo, precisa-se da senha de entrada, além de ter essa mídia em mãos. Seu tempo de validade também é maior, por volta de 3 a 5 anos. 

Muitos acreditam que, por esses pontos, o A3 seja a melhor opção. Porém, não é necessariamente. Os certificados digitais A1 também são muito vantajosos e vale a pena considerá-los. 

A escolha depende das necessidades de cada um. Para entender qual tipo de armazenamento é a sua melhor alternativa, é preciso entender como eles funcionam e suas principais características.

Confira a seguir como funciona o tipo de certificação digital tipo A1, seus benefícios e como obtê-los. Acompanhe!

 

Certificado digital A1: como funciona? 

O certificado digital é um documento eletrônico que contém dados sobre a pessoa física ou jurídica que o utiliza. Basicamente, serve como uma identidade online que confere validade jurídica e segurança nas transações digitais.

Desta forma, o certificado digital A1 é armazenado no navegador do computador e consiste em um arquivo digital de extensão .PFX ou .P12, que não existe fisicamente, mas que obtém todas as informações de seu proprietário e permite a validade jurídica nas transações online.

Um dos pontos positivos é que pode ser instalado e armazenado em um ou mais computadores ou dispositivos móveis.

Permitindo que duas pessoas o utilizem ao mesmo tempo, até mesmo pelo celular –  ideal para empresas que têm setores fiscais e contábeis em locais diferentes ou precisam realizar alguma atividade fora da sede, por exemplo. 

Esse modelo de certificado tem prazo de validade de 1 ano a partir da data de sua emissão. Então, todo ano será necessário renová-lo. É seguro? Muito! 

Os dados ficam registrados no computador do usuário, associando as chaves pública e privada, geradas no ato da solicitação da certificação.

Vantagens do certificado digital A1

Como vimos, é uma opção bastante vantajosa. Contudo, ainda há mais alguns pontos positivos que podem ser determinantes na sua escolha. Um deles é que por não ser um objeto (como os smart cards e tokens), não corre-se o risco de perdê-lo, danificá-lo ou ser roubado. 

Pode ser instalado em vários computadores e dispositivos móveis (conforme a necessidade da empresa), permite backup, entre outras tantas vantagens. Um ponto importante é que, por realizar o backup, o certificado não é perdido caso os computadores sejam formatados, quebrem ou apresentem qualquer outro tipo de problema. 

 

Como adquirir certificado digital A1

Geralmente, os certificados digitais A1 são mais custosos, um pouco mais caros. Contudo, por ter diversas vantagens, tem um ótimo custo-benefício para os proprietários. 

Como adquiri-los? É simples! Procure a Polomasther mais perto de você, solicite essa opção e pronto. Após alguns processos, terá seu certificado digital em mãos.

Como é uma atividade que mexe com dados pessoais e empresariais, é preciso contratar empresas especializadas, de alta confiança e qualidade. Assim, estará seguro de que tudo será feito da melhor maneira possível para ambos os lados.

Para renovar, basta procurar a mesma empresa certificadora e solicitar a renovação. Importante lembrar que os modelos A1 têm prazo de validade apenas de 1 ano. Caso ultrapasse a data, as funcionalidades do certificado ficarão desativadas. 

Conte com a Polomasther

Há 27 anos no mercado, a Polomasther tornou-se referência no ramo de seguros e certificação digital. Contamos com uma equipe altamente qualificada que tem como prioridade o atendimento personalizado.

Entendemos a necessidade de cada cliente e trabalhamos para levá-lo a melhor solução. Por aqui, é possível solicitar e fazer a renovação dos certificados pela internet, em um processo seguro e rápido. 

Especial para pessoas e empresas que precisam de praticidade no dia a dia. Entre em contato conosco para obter certificados digitais A1 com segurança e confiança!

PolomastherCertificados digitais A1: entenda as vantagens de optar por esse tipo de certificação

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *