Mas, afinal, como usar o cartão CNPJ digital?

São indiscutíveis as vantagens e facilidades que um certificado digital traz para o dia a dia. Afinal, com ele, é possível dar conta de diversas burocracias de forma 100% remota. 

Isso porque, com uma certificação digital, a identidade digital do usuário é autenticada, sendo possível realizar essas transações de forma segura e reconhecida por lei. 

Os dois tipos mais comuns de certificados digitais são o e-CNPJ, utilizado por empresas, e o e-CPF, utilizado por pessoas físicas, além do NF-e, para emissão de notas fiscais eletrônicas.

Todos eles são emitidos de acordo com os critérios da ICP-Brasil, órgão que garante a segurança e inviolabilidade das chaves criptográficas utilizadas no país. 

Mas você sabe exatamente como obter, para que serve e como utilizar o cartão CNPJ digital? Acompanhe para entender mais sobre o assunto! 

Para que serve e como utilizar o CNPJ digital?

Com um CNPJ digital é possível assinar documentos, emitir notas fiscais e fazer demais operações relativas à vida empresarial de maneira remota, agilizando e facilitando processos que antes somente poderiam ser feitos em órgãos públicos e cartórios.

Para utilizar o e-CNPJ, basta ter a chave instalada no computador (certificado tipo A1) ou conectada a ele (tipo A3), para que seja feita a leitura e decodificação do código criptografado. 

Então, é só acessar o site ou programa relativo ao serviço que se deseja realizar – site do e-CAC e Gov.br, por exemplo – e seguir o passo a passo para autenticação ou login utilizando certificado digital.

Algumas das atividades nas quais é possível se beneficiar utilizando um certificado digital do tipo e-CNPJ são: 

Assinatura de documentos: quem deseja ampliar os negócios precisa estar preparado para oportunidades de crescimento especialmente para outras cidades, estados e até mesmo países.

Para que isso aconteça de forma correta, é preciso ter uma maneira de formalizar contratos, combinados e outros acordos, fazendo com que sejam reconhecidos perante a lei, o que só é possível mediante assinatura de todas as partes envolvidas. 

Com um e-CNPJ, não é preciso se deslocar até o local da negociação, basta utilizar a chave para que o documento passe a exibir a informação de que foi assinado digitalmente pelo responsável indicado. 

Além de reduzir o tempo da operação, a assinatura digital também permite a economia de recursos que seriam gastos com custos de viagem, hospedagem e alimentação dos executivos envolvidos na negociação, fora gastos com cartórios e cópias impressas do documento.

Transações bancárias mais seguras: com o uso de um certificado digital, fazer transações bancárias é muito mais seguro, garantindo que seus dados e os de terceiros não sejam interceptados e utilizados por pessoas mal intencionadas. 

Com isso, realizar transferências, pagamentos e outras operações no internet banking é um processo muito mais tranquilo, o que é primordial especialmente para quem trabalha com compra e venda on-line.

Emissão de notas fiscais: e, por falar de compra e venda on-line, quem tem e-commerce sabe da importância de emitir esse documento corretamente e o mais rápido possível para o agilizar a entrega dos produtos adquiridos pelos clientes pelo site. 

E, independentemente do tipo de empresa, dos produtos vendidos ou serviços prestados, é importante estar em dia com todas as documentações, para não ter problemas com a Receita Federal e nem com a contabilidade interna. 

Por isso, a emissão de notas fiscais deve ser feita a cada negócio fechado, e um certificado eletrônico facilita esse processo, tudo isso com 100% de segurança na gestão de informações fiscais. 

Serviços online: o certificado digital permite a entrega de diversas declarações fiscais, como a DIRF, DOI e RAIS, além do acesso ao portal e-CAC e ao site ampliado da Receita Federal.

Outra vantagem é que atualmente existem diversos serviços de contabilidade online, que são muito acessíveis financeiramente falando, além de práticos por permitirem o cumprimento de obrigações fiscais à distância, sem longas filas de espera e custos adicionais.

Onde e como obter certificado digital e-CNPJ?

Para fazer a solicitação do certificado digital e-CNPJ, é preciso estar em dia com o cadastro da empresa junto aos órgãos públicos e fazer o requerimento a uma autoridade certificadora competente, como a Polomasther!

Em seguida, basta escolher o tipo do certificado – A1 ou A3 – que se diferenciam entre si pelo tempo de validade, que é de 1 a 3 anos, e forma de disponibilização da chave, que pode ser instalada em um computador ou entregue em cartões com chip ou tokens. 

Vale lembrar que qualquer empresa pode solicitar um e-CNPJ, seja de grande, médio ou pequeno porte, ou até mesmo microempreendedores individuais (MEI) e microempresas, que têm descontos especiais para aquisição.

Para saber mais, acesse o site da Polomasther, empresa que há mais de uma década se especializa para oferecer o melhor em soluções digitais em certificados para você! 

Em caso de dúvidas, chame nosso atendimento ou consulte o FAQ. Será um prazer atender você!

PolomastherMas, afinal, como usar o cartão CNPJ digital?

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