Certificado digital em emails: por que investir?

É inegável que a internet é uma importante mediadora de boa parte das relações estabelecidas em nosso cotidiano. Prova disso é que os emails se tornaram o meio de comunicação oficial na maior parte das empresas, tanto interna, quanto externamente. 

Isso se deve à facilidade de comunicação que as mensagens eletrônicas oferecem, além da formalização e registro das informações trocadas entre colaboradores, clientes, fornecedores, gestores, etc. 

Entretanto, com essa facilidade, também surge uma preocupação: a segurança. 

Infelizmente, os sistemas de troca de emails não são completamente à prova de invasões e acessos indevidos, portanto, fica mais difícil comprovar que uma mensagem foi realmente enviada por determinado remetente. 

Cientes disso, pessoas mal intencionadas podem se aproveitar e causar problemas bastante significativos, inclusive com implicações legais.

Para evitar esse tipo de situação, existe uma solução extremamente simples, que é a adoção de certificados digitais em emails

Entenda mais sobre o assunto a seguir e veja como incorporar essa tecnologia em seus negócios, aumentando a segurança e garantindo muito mais tranquilidade e praticidade para o dia a dia. 

Veja!

Como funciona o certificado digital em emails?

O certificado digital em emails funciona como uma espécie de assinatura, que é reconhecida e validada por lei. 

Por isso, quem recebe o email tem a garantia de que a mensagem foi enviada pelo remetente informado, reduzindo consideravelmente a preocupação com conteúdos falsos, por exemplo. 

Além disso, por funcionar por meio de criptografia, o certificado digital garante que as mensagens estejam seguras, já que mesmo quando interceptadas no meio do caminho, não podem ser abertas. 

Desse modo, é possível compartilhar desde as mensagens simples até informações confidenciais, sem o risco de que caiam nas caixas de entrada de pessoas não autorizadas. 

Essa rastreabilidade é extremamente importante para evitar vazamento de dados, algo que pode trazer prejuízos imensuráveis para a empresa, tanto em termos econômicos, quanto em relação a leis que versam sobre a privacidade de informações, como a Lei Geral de Proteção de Dados.

A LGPD, que entrou em vigor em setembro de 2021, prevê diversas sanções para quem não opera dentro das diretrizes impostas e as punições podem variar desde advertência até pagamento de multa e proibição de manejo de bancos de dados. 

Como usar certificado digital em emails?

A instalação dos certificados digitais em emails é bastante simples. 

Antes de mais nada, é preciso obter o documento, que pode ser solicitado a uma autoridade certificadora e de registro reconhecida pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). 

Em seguida, certifique-se de que o documento está corretamente instalado no repositório de certificados digitais de seu dispositivo e navegador – no caso de certificados nível A1 – ou com cartão ou token conectado à máquina – certificados nível A3

Então, compartilhe sua chave pública com quem você irá se comunicar. Essa chave deve ser informada pelo remetente na hora do envio do email, que deve ser fechado – ou criptografado – de acordo com as instruções de cada plataforma de envio de mensagens eletrônicas.

No Outlook o passo a passo é o seguinte:

  1. No menu, clique na opção “Ferramentas”;
  2. Em seguida, selecione “Central de Confiabilidade”, “Segurança de Email” e “Importar/Exportar”
  3. Selecione o arquivo com sua assinatura digital e faça o upload;
  4. Informe a senha utilizada na criação do arquivo e está pronto. 

Na plataforma, já é possível selecionar logo em seguida as opções de criptografar automaticamente as mensagens na caixa de saída e enviar chave pública aos destinatários selecionados. 

Outro sistema para troca de mensagens eletrônicas no qual é possível adicionar certificados digitais é o Thunderbird, do Mozilla. Nesse caso, siga este caminho: 

  1. No menu no topo da página, clique em “Ferramentas”;
  2. Selecione “Opções”, “Certificados” e “Importar”;
  3. Mais uma vez, localize o arquivo com a assinatura e conclua o processo clicando em “Ok”

Então, é só utilizar o email normalmente. 

Ao receber o email criptografado, basta informar a chave privada quando solicitado pelo sistema e, então, a mensagem poderá ser aberta, lida e respondida. 

Onde obter certificados digitais?

Para obter seu certificado digital, conte sempre com uma empresa de confiança, que garanta o sigilo e a segurança de seus dados pessoais, como a Polomasther

Temos soluções diversas em certificação digital, tanto para pessoas físicas, quanto jurídicas, incluindo micro e pequenas empresas. 

Para saber mais, acesse nosso site e, se precisar, conte com nosso atendimento especializado para tirar suas dúvidas. 

Em nosso blog você encontra outros conteúdos sobre certificados digitais e descobre como esse documento pode facilitar ainda mais a sua vida.

Temos também a seção FAQ, que reúne as principais dúvidas sobre o assunto, para que você possa entender melhor as vantagens e funcionamento do certificado digital e tenha ainda mais segurança na hora de solicitar o seu. 

Tudo isso somente é possível porque a Polomasther tem 16 anos de atuação na emissão de certificados digitais e está completamente pronta e preparada para te atender.

Conte conosco e emita certificado digital no ABC e na região metropolitana de São Paulo com eficiência e agilidade! Faça seu orçamento com a Polomasther e comprove!

PolomastherCertificado digital em emails: por que investir?

Posts relacionados