Precisa resgatar valores no Banco Central? Use o certificado digital ICP Brasil!

A partir da última segunda (7 de março) foi disponibilizada a retirada de valores esquecidos nos bancos. Cerca de R$4 milhões devem ser distribuídos. 

Para dar andamento no processo, é preciso ter conta no Gov.Br e segurança prata ou ouro. Ao entrar no sistema pela primeira vez, o usuário automaticamente adquire nível bronze e deve seguir algumas etapas para subir esse índice. 

Duas formas de aumento de nível tem a ver com a forma de acesso. Basta entrar no sistema por meio de reconhecimento facial ou login por instituições financeiras cadastradas no sistema, como Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, BRB, Caixa, Santander e Sicoob.

Apesar de relativamente simples, alguns usuários afirmam terem enfrentado dificuldades no acesso e não conseguiram resgatar os valores disponíveis, o que gerou insatisfação.

Uma das reclamações mais constantes é a falha da autenticação do reconhecimento facial, permitido para usuários que tenham sua imagem cadastrada na base da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). 

De acordo com a SGD (Secretaria de Governo Digital), situações como luminosidade inadequada, mudanças na aparência e ambiente visualmente poluído podem afetar o reconhecimento facial e fazer com que o mecanismo não funcione. 

No entanto, mesmo seguindo as orientações da SGD de melhorar as condições de visibilidade, diversas pessoas seguem com problemas no acesso, mas existem formas de solucionar o problema.

Certificado digital é solução para o problema

Quem tem certificado digital da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras (ICP-Brasil) consegue facilmente fazer o login e conseguir nível ouro de segurança, o que torna o processo muito mais rápido e prático. 

O certificado ICP Brasil é um documento que comprova a autenticidade da identidade de pessoas físicas ou jurídicas para acesso em sistemas que necessitam de informações confidenciais. 

O documento é validado por lei e pode ser usado para facilitar obrigações trabalhistas, jurídicas, fiscais, entre outras, tudo pelo ambiente virtual, sem precisar sair de casa. 

Ou seja, o ICP Brasil representa uma grande facilidade não apenas para a retirada dos valores esquecidos no Banco Central, mas para a resolução de uma infinidade de burocracias, com economia financeira e de tempo. 

Além disso, o certificado é muito seguro, já que é plenamente legal e garante que as Autoridades Certificadoras e de Registro atuem de acordo com as regras da certificação.

Como obter o certificado digital ICP Brasil?

Qualquer pessoa física ou jurídica pode obter o documento com alguns passos simples. Basta fazer requerimento para uma das autoridades certificadoras reconhecidas. 

É importante contar com empresas e profissionais de confiança para viabilizar esse processo. Afinal, estamos falando de documentos e dados que devem ser preservados para a segurança dos requerentes. 

A Polomasther, corretora de seguros e certificados digitais, oferece diversos tipos de serviços para você. Com vasta experiência, contamos com os melhores profissionais para realização de serviços e também para sanar dúvidas. 

Trabalhamos com o e-CPF, usado por pessoas físicas, o e-CNPJ por empresas e a NF-e, que atribui a funcionários a responsabilidade sobre o uso do certificado digital, o que traz ainda mais segurança e possibilita a emissão de documentos fiscais. 

Para emissão dos certificados, são necessários alguns documentos. Pessoas físicas devem apresentar documento de identificação, como RG, CNH ou carteira profissional, além do CPF. Pessoas jurídicas necessitam dos documentos acima do titular e ato constitutivo da empresa.

Além da diferença entre o tipo e uso dos certificados, há diferenciações quanto ao formato, validade e nível de segurança.

Certificados A1 têm duração de 12 meses e são instalados diretamente no computador, o que permite cópias para uso em mais de um local. Nesse caso, o preço é mais acessível, mas a segurança é um pouco mais limitada. 

Já certificados do tipo A3 são disponibilizados em cartão ou token. Para utilizá-los em mais de um computador é necessária a instalação de software e uso de senha. Nesses casos, o preço é maior, a segurança é reforçada e a validade é de até cinco anos. 

Após o vencimento dos certificados é possível atualizá-los também por meio das Autoridades de Registro. Também oferecemos esse serviço para você, de forma muito prática. Basta entrar no campo Agendamento | Renovação no ícone Certificados Digitais em nosso site para mais informações.

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Com mais de 27 anos de atuação no mercado, a Polomasther é referência de qualidade, competência, agilidade e eficiência nos ramos de seguros, soluções financeiras e certificados digitais.

Com unidades no ABC, na Grande São Paulo e espaço digital, estamos preparados para atender você em todas as suas necessidades. 

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