Certificados digitais: 5 vantagens para advogados

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A área jurídica passa por constantes mudanças. Com o avanço de tecnologias e surgimento de novas ferramentas, a forma como o Direito é praticado sempre se transforma.

Um exemplo disso são os certificados digitais, soluções que revolucionaram uma série de atividades na advocacia. Essas certificações tornaram-se grandes aliadas para o dia a dia de escritórios e pessoas que atuam na área. 

Ações judiciais, despacho de petições, assinatura de contratos, pareceres e uma série de outros documentos tornam o cotidiano de um departamento jurídico menos dinâmico, rápido e otimizado.  

Com os certificados tudo mudou. Esses documentos facilitaram a assinatura de documentos, acesso a processos, tramitações jurídicas, entre tantas outras atividades. 

Agora não é mais preciso ir aos tribunais, varas e fóruns para resolver uma simples questão. Tampouco é necessário contratar office boys e motoboys para pegar a assinatura de algum cliente ou outro advogado. 

Os atos processuais precisavam ser praticados presencialmente, mas com essa tecnologia, podem ser feitos pela internet com toda a segurança. 

Toda a burocracia está sendo eliminada por meio da facilidade do certificado digital. Contudo, muitos profissionais da área ainda estão em dúvida se devem ou não aderir esse tipo de solução. 

Alguns entendem os benefícios, mas ainda não sabem como obter essas certificações digitais de forma segura e rápida. Essas e outras questões sobre o tema, nós responderemos ao longo do conteúdo.

A seguir, entenda tudo que precisa sobre o uso dos certificados digitais em escritórios de advocacia e profissionais da área. Além, é claro, das vantagens de usá-los no dia a dia da empresa. Acompanhe!

Certificados digitais: o que são? Como podem ser usados na advocacia?

Certificados digitais funcionam como identidades digitais e também possuem a função de assinatura digital de documentos em formato eletrônico. No ambiente jurídico, essas certificações reconhecem o advogado e suas petições e trâmites perante os órgãos jurídicos e clientes.

O mais importante é que esses documentos conferem validade jurídica e aspectos de segurança nas transações online. Essas soluções possibilitam a prática de atos, sem a utilização de papel, por meio da internet. 

Existem certificados como o e-CNPJ, e-CPF, NF-e, entre outros. Cada um tem suas utilidades e benefícios específicos. O e-CNPJ, por exemplo, é o mesmo que o documento impresso CNPJ identificando uma organização e possuindo ainda a função de assinatura digital dessa organização.

Para advogados, o mais utilizado é o certificado digital e-CPF atrelado ao registro do profissional na Ordem dos Advogados do Brasil – OAB.

Este garante autenticidade, confidencialidade, integridade e não repúdio às transações realizadas pela internet. Soluções como essa no judiciário proporcionam dinamismo, rapidez e economia para os advogados, escritórios, clientes e órgãos públicos refletindo em diversas melhorias na prestação jurisdicional como um todo.. Entenda como é usado no dia a dia!

Como os certificados digitais podem ser usados na rotina de advogados

No dia a dia, os advogados utilizam os certificados digitais de inúmeras maneiras. Por meio deles é possível, por exemplo, transmitir peças processuais, procurações, elaborar e fechar contratos e peticionar digitalmente, acessar dados e informações nos órgãos judiciais, extra judiciais, bem como todos os serviços de governo eletrônico disponíveis. 

Tudo isso proporciona uma série de vantagens para os profissionais da área, como economia de tempo, dinheiro e papel! Grandes empresas comprovam como são soluções econômicas.

A seguradora Porto Seguro, por exemplo, adotou os certificados digitais para reduzir custos na autenticação de documentos para participar de licitações. Segundo Rivaldo Leite, vice-presidente comercial da empresa, a economia foi de 80%.

Ele ainda mencionou que alguns processos levavam até 45 dias para serem resolvidos. Com a assinatura digital, esses mesmos procedimentos são realizados em 2 dias. Uma redução de tempo extremamente importante para a empresa. 

Esses são apenas alguns benefícios das certificações para empresas e também para os profissionais que atuam no mundo jurídico.  Confira outras vantagens:

Diminuição da burocracia

Um dos problemas mais recorrentes no ambiente jurídico é a burocracia. É o que atrasa processos e torna os processos mais lentos. Com auxílio de recursos proporcionados pela tecnologia, como os certificados digitais, toda a burocracia é eliminada.  

Isso proporciona maior agilidade no julgamento das causas, melhora a dinâmica da empresa, agilidade dos processos e muito mais. Outro fator importante é a eliminação daquelas centenas de folhas de papel que todo profissional de Direito conhece. 

Não é preciso imprimir ou tirar xerox, autenticar cópias de documentos, reconhecimento de firmas – o que diminui os custos com papéis, tempo com impressões e ainda é uma solução ecologicamente correta. 

Mais competitividade no mercado

Escritórios e profissionais que ainda preferem as pilhas de papéis e processos lentos perdem espaço no mercado. Ninguém gosta de rotinas burocráticas e optam por aqueles que oferecem serviços ágeis. 

Desta forma, é preciso estar atento às atualizações para que a empresa não sofra impactos negativos e acabe perdendo competitividade e consequentemente espaço no mercado. Os certificados digitais representam uma ótima maneira de otimizar a rotina e melhorar o desempenho das equipes seja em atuações internas ou com fornecedores e clientes.

Melhora produtividade pessoal e das equipes

Os certificados proporcionam maior praticidade, portabilidade, agilidade e efetividade para empresas, equipes e profissionais da área jurídica. Com eles, é possível melhorar o gerenciamento de processos, documentos, reduzir tempo de transporte, entre outras vantagens.

Tudo isso colabora para uma rotina mais dinâmica e eficiente. A dúvida que resta é: como obter os certificados digitais? É simples! Entre em contato com uma certificadora e solicite-o. 

Na Polomasther esse processo é rápido, prático e sem burocracias. Conte com nossos anos de experiência e qualificações no mercado para te atender da melhor forma. Segurança, confiança e transparência são alguns dos nossos atributos. Entre em contato!

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