Certificados digitais são grandes aliados de empresas que estão funcionando em home office. Entenda como usá-los!

Com a pandemia do coronavírus que se iniciou em meados de 2020, a grande maioria das empresas adotaram o modelo de trabalho remoto. Isso porque a principal medida de segurança da época era o distanciamento social.

Os escritórios, empresas, indústrias e fábricas e outros locais de trabalho se tornaram perigosos, então, a única saída foi o home office. 

No Brasil, esse modelo foi uma novidade para grande parte da população. Em outros países, o home office já vinha se popularizando aos poucos. 

De qualquer forma, a pandemia acelerou essa popularização aqui e no mundo. No início foi difícil entender como seria o funcionamento das equipes à distância, leis, normas e muito mais.

Com o tempo as empresas foram se acostumando e criando uma nova rotina de trabalho. Tanto que muitos decidiram manter o home office mesmo após a flexibilização das medidas de segurança da pandemia. 

Hoje em dia, com tudo funcionando normalmente (com todos os cuidados necessários e atenção às novas variantes do vírus), muitas empresas decidiram manter um sistema híbrido, alguns dias em casa, outros presencialmente.

Pelo que parece, o home office veio para ficar! Ao contrário do que muitos pensam, esse modelo traz diversos benefícios, especialmente, para as empresas. É claro que há desafios, ainda existem.

Afinal, ter uma equipe em que cada um está em um lugar, manter a união dessas pessoas, uma boa comunicação e outros fatores, é e será um desafio constante para as organizações que adotarem esse modelo de trabalho.

Mas, é claro que para todos esses obstáculos, há soluções. Os certificados digitais são uma delas, ferramentas importantes para as empresas que têm colaboradores trabalhando em home office, mesmo que por poucos dias da semana.

Muitos empreendedores não fazem a relação entre esses dois temas e acabam perdendo uma grande oportunidade de facilitar e otimizar processos internos, além de dar mais segurança às transações da empresa.

A seguir, confira como os certificados digitais se tornaram grandes aliados de organizações que operam em home office. A solução para os problemas da sua equipe pode ser essa. 

Acompanhe!

Certificados digitais e home office: qual a relação?

Certificados digitais são documentos eletrônicos que identificam pessoas físicas e jurídicas na internet. Essas certificações surgiram há alguns anos em decorrência da necessidade de garantir segurança às transações realizadas pelo ambiente digital.

Eles garantem validade jurídica e total segurança de dados às operações internas e externas, como assinatura de contratos, comunicação com Receita Federal, emissão de Notas Fiscais Eletrônicas e muito mais.

São documentos essenciais atualmente para otimizar as operações, torná-las mais ágeis, seguras e aumentar a produtividade das equipes. Em momentos de home office, em que as pessoas estão distantes, elas são mais importantes que nunca.

Com um certificado digital, por exemplo, colaboradores e empresas de todos os portes e segmentos podem assinar documentos digitalmente, validando qualquer tipo de negociação, venda e operação.

Tudo isso sem precisar sair de casa, mandar motoboys buscar papéis ou até mesmo assinar um documento físico, em papel. Médicos usam a certificação digital para assinar receitas médicas, validar as consultas, prontuários, entre outros processos, sem precisar entrar em contato físico com o paciente. 

Nos dias atuais, médicos usam o certificado digital para assinar receitas médicas, validando as consultas pela telemedicina e teleconsulta, por exemplo. Além de outros setores que podem assinar apólices de seguro, contratos comerciais, petições, mandatos e muito mais.

Com esses certificados, também é possível acessar diversos tipos de sistemas, como o e-Pet (de peticionamento eletrônico), e e-Doc (da Justiça do Trabalho), entre outros grandes facilitadores para advogados.

Profissionais liberais e prestadores de serviço usam esses certificados para  notas, como as Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), para validar os serviços e produtos comercializados. 

A área de contabilidade usa o e-CAC (sistema da Receita Federal), para consultar a situação fiscal de empresas, entre outros diversos exemplos de como essas certificações atuam como facilitadores para os processos da empresa.

Tudo isso com extrema segurança e confiança. Todas as assinaturas, acessos e documentações passam por um protocolo totalmente fiscalizado, do começo ao fim, para que todos os dados sejam protegidos.

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