Certificados digitais para advogados reduz burocracias e aumenta a segurança jurídica: entenda como essas soluções funcionam!

A Justiça do Brasil está se modernizando ao longo dos anos. Com isso, todos os profissionais da área jurídica – especialmente os advogados – precisam acompanhar este movimento e incorporar tecnologias na rotina de trabalho.

O intuito é promover práticas mais otimizadas, ágeis e eficientes. Um exemplo disso é que, atualmente, a grande maioria das operações podem ser realizadas pela internet.

O contato com órgãos públicos, envio de documentos, assinatura de contratos e até mesmo o atendimento são processos que podem ser realizados de forma 100% virtual. No entanto, o departamento jurídico exige um alto nível de segurança nessas operações.

Então, como realizar todos esses procedimentos com mais facilidade e agilidade com total segurança? Com o uso dos certificados digitais, já que são tecnologias criadas exatamente para garantir a proteção das pessoas e empresas no ambiente digital.

Essas certificações vêm revolucionando a área, otimizando diversas atividades da advocacia, tornando-se recursos essenciais para muitos profissionais e escritórios que atuam neste segmento.

Por ser algo relativamente novo, muitos ainda não têm conhecimento sobre o uso dos certificados digitais para advogados. Diversos profissionais da área conhecem essas soluções mas não imaginam as inúmeras possibilidades de aplicações.

Além, é claro, de ter dúvidas sobre o funcionamento dessas certificações, onde adquiri-las e qual certificado digital os advogados devem Certificados digitais para advogados: entenda as vantagens dessa tecnologia!usar. A seguir, responderemos todas essas questões e outras.

Nosso intuito é ajudar esta área que é tão importante para o país a otimizar suas atividades, as tornando mais simples, rápidas e seguras. Acompanhe!

Certificados digitais: o que é? Como funciona?

Os certificados digitais são documentos que identificam pessoas, empresas ou instituições no ambiente online. Eles funcionam da mesma maneira que as versões físicas do CPF e CNPJ, por exemplo.

No ambiente jurídico, portanto, essas certificações são usadas pelos profissionais para o reconhecimento dos advogados, suas petições e trâmites perante os órgãos públicos, jurídicos e clientes. 

Isso porque além da identificação, os certificados digitais servem para validar assinaturas e conferir validade jurídica para determinadas operações. Tudo isso garantindo total segurança dos dados de todos os envolvidos na ação. 

Elas podem ser utilizadas em ações judiciais, despacho de petições, assinatura de contratos, pareceres e uma série de outros documentos tornam o cotidiano de um departamento jurídico menos dinâmico, rápido e otimizado.  

Basicamente, são documentos eletrônicos fundamentais para os dias de hoje em que tudo pode e deve ser feito pela internet caso a empresa queira um fluxo de trabalho mais desenvolvido.

Atualmente, por exemplo, não é preciso contratar motoboys para pegar assinaturas para determinados contratos. Basta assinar digitalmente, enviar para o outro – o qual fará o mesmo procedimento – e pronto, terá um contrato assinado em poucos minutos.

Muito mais simples, barato e ágil, concorda? Não exige deslocamento, não implica em mais custos e nem é preciso contratar mais profissionais.

Certificados digitais: como funcionam? Onde comprar?

Os certificados digitais são praticamente invioláveis. Eles utilizam duas chaves criptografadas para assegurar os dados do documento, como a chave privada que serve para criptografar informações que atestam a identidade sobre a pessoa ou a empresa.

Existem dois modelos de certificados digitais: o A1 e o A3. A certificação A1 fica armazenada no navegador do computador do proprietário do documento. Tem alto nível de segurança, senha de acesso e pode ser usado em mais de um computador ou dispositivo ao mesmo tempo.

Já o modelo A3 fica armazenado em uma mídia criptografada, como token, smart card, entre outros. Também conta com senha de acesso, mas este só pode ser usado por quem tiver a mídia em mãos. 

Enfim, o certificado digital garante privacidade, autenticidade, integridade e segurança aos negócios efetuados em meios eletrônicos. Além disso, existem diversos certificados digitais, como o e-CNPJ, NF-e e outros, mas nestes casos 1 se destaca.

O e-CPF é um documento eletrônico que funciona da mesma maneira que a versão física. Todo advogado deve ter essa certificação para peticionamento eletrônico, assinatura digital, e outras atividades. E mais: muitos dos sistemas de peticionamento requerem que a certificação digital seja do tipo A3.

Sendo assim, o e-CPF A3 é o modelo de certificação mais utilizado e recomendado para advogados no Brasil.

Adquira na Polomasther!

Por serem documentos tão importantes, é fundamental que essas certificações sejam emitidas por autoridades certificadoras oficiais, credenciadas na Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira, a ICP-Brasil.

A Polomasther é uma delas! Temos anos de experiência neste mercado, proporcionando confiança e credibilidade aos nossos clientes. Visamos trazer a tecnologia dos certificados digitais para o máximo de pessoas e empresas que conseguirmos.

Desta forma, contribuímos para uma área jurídica mais otimizada, rápida e assertiva. Da mesma maneira, ajudamos as organizações e profissionais da área a melhorarem resultados e diminuir custos desnecessários.

Além de colocá-los todos no caminho da inovação, tecnologia e sucesso. A emissão de certificados digitais aqui é simples, rápida e fácil. Não há burocracia ou outros transtornos. 

É possível dar início ao processo pelo nosso site ou entrar em contato conosco. O investimento vale muito a pena, afinal, esses certificados proporcionam segurança, autonomia e aumento de produtividade para os profissionais da área jurídica.

PolomastherCertificados digitais para advogados reduz burocracias e aumenta a segurança jurídica: entenda como essas soluções funcionam!

Posts relacionados