Certificados digitais para contabilidade: como contadores usam estas soluções?

O uso de tecnologias para otimizar o dia a dia das empresas não é uma novidade no mercado. Transmitir informações importantes e dados, ou mesmo, realizar transações no ambiente online já é uma realidade em diversos setores da economia.

No entanto, o que preocupa muitos empreendedores que ainda resistem ou têm medo de realizar suas transações pela internet é o seguinte: será que tais operações são realmente seguras?

Ou seja, será que os dados da organização estarão protegidos durante esses procedimentos? E, mais do que isso, uma questão importante para áreas como a contabilidade, será que essas operações têm validade jurídica? 

Isso porque a assinatura digital de documentos precisa de validade e segurança. A resposta para todas essas questões é: Sim! Graças aos certificados digitais essas operações são 100% seguras e válidas judicialmente.

É por isso que essas certificações digitais fazem tanto sucesso no mercado atualmente. São fundamentais para pessoas físicas e jurídicas que realizam operações na internet e desejam que tanto os seus dados quanto as transações realizadas estejam seguros.

A seguir, saiba mais sobre o uso dos certificados digitais para contadores. Explicaremos como essas soluções funcionam e como emiti-las com segurança.

Também serão abordadas as vantagens de qualquer empresa de contabilidade optar pela Polomasther, empresa referência neste segmento em São Paulo.

Certificados digitais: o que são? Como funcionam?

O certificado digital é um tipo de tecnologia que permite às pessoas e empresas se comunicarem e realizarem diversos tipos de transações pela internet, de forma segura e otimizada.

Basicamente, se dá por uma espécie de credencial capaz de comprovar a identidade de alguém, uma máquina, empresa, serviço, aplicação, colaborador e sites nas operações online.

Eles identificam quem está realizando a operação e garante validade jurídica para ela. Então, um documento assinado por certificados digitais é 100% legítimo. Com isso, as empresas especialmente, poupam tempo e recursos otimizando alguns processos.

Ao invés de imprimir dezenas de papéis, pedir para um motoboy levá-los para o destinatário, pegar a assinatura dele e voltar, as organizações podem apenas assinar o contrato digitalmente, enviar para a outra pessoa fazer o mesmo processo.

Simples assim! E o melhor, com toda a segurança necessária para esses tipos de procedimentos. Os certificados digitais são usados em diversas áreas e até mesmo para pessoas físicas.

Então, advogados, administradores, médicos e outros profissionais utilizam essas certificações. Isso porque existem diversos tipos de certificados digitais, cada um atende diferentes necessidades. 

Para os contadores, os certificados digitais são extremamente importantes. Eles otimizam as atividades do dia a dia e melhoram o fluxo de trabalho das equipes. Para esses profissionais, os certificados mais importantes são aqueles que identificam as pessoas e empresas na internet. 

Isto é, o e-CNPJ e o e-CPF, documentos que têm o mesmo valor que as versões físicas. Saiba mais sobre o uso dessas certificações pela área contábil!

Certificados digitais para contabilidade: como contadores podem usá-los?

A área contábil é conhecida por acompanhar as tecnologias que surgem no mercado, otimizando algumas tarefas que antes eram manuais. Graças ao certificado digital, por exemplo, as informações contam com autenticidade, segurança, integridade e confidencialidade.

Como foi apresentado anteriormente, é a melhor alternativa para processos mais rápidos e menos burocráticos, mas igualmente seguras. Permitem a realização de inúmeras operações pela internet para os contadores.

É o caso da escrituração digital das obrigações tributárias dos contadores, a  autorização por assinatura e transmissão das diversas obrigações das pessoas físicas e jurídicas – além de outorgar procurações e ser útil para outras atividades.

Tudo isso é possível ser feito por um contador ou escritório de contabilidade rapidamente por meio do e-CPF do contador ou e-CNPJ da empresa para assinar declarações, realizar acessos e muito mais.

O e-CPF pode fazer as mesmas operações que o CPF impresso. Da mesma forma o e-CNPJ. As finalidades, usos e segurança são os mesmos! A diferença é que eles são usados apenas na internet, têm senha de segurança e são armazenados em mídias.

O modelo de certificado digital A1 é armazenado no navegador do usuário. Já o modelo A3 fica armazenado em tokens, smart cards e outros tipos de mídias criptografadas. Ambas são excelentes alternativas, a escolha depende da necessidade e preferência de cada um.

Como adquirir um certificado digital para contabilidade?

Os certificados digitais são documentos importantes, os quais contêm inúmeras informações importantes sobre as pessoas e empresas. Sendo assim, eles precisam ser emitidos pelas  Autoridades Certificadoras da ICP-Brasil.

São empresas de certificação digital aprovadas pelos órgãos competentes para emitir certificados digitais com segurança. 

A Polomasther é uma delas! Temos todos os equipamentos e tecnologias para emitir essas certificações com muita eficiência e agilidade.

Além disso, nossa equipe é altamente especializada, qualificada e capacitada para este serviço. É treinada constantemente para oferecer serviços de alta qualidade e confiança.

Somos referência na emissão de certificados digitais em São Caetano do Sul, SBC e Santo André. Entre em contato conosco para tornar o seu dia a dia profissional – ou do seu escritório contábil – mais otimizado, rápido e seguro.

Estamos à disposição para solucionar dúvidas, esperamos pelo seu contato!

PolomastherCertificados digitais para contabilidade: como contadores usam estas soluções?

Posts relacionados