Como escolher uma autoridade de registro

No comments

Com o mundo cada vez mais inserido em um universo digital e, ainda mais, com as medidas de isolamento social, a necessidade de ter certificados digitais cresceu. Esses certificados, que são documentos comprobatórios, são utilizados como assinaturas eletrônicas e garantem validade jurídica, segurança e autenticidade. Ou seja: as famosas e necessárias identificações digitais.

Esses certificados são emitidos por autoridades certificadoras (AC), que são credenciadas e regulamentadas pela ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira). É essa regulamentação de padrão que garante a segurança e credibilidade de uma AC. Quem faz a solicitação, depois de verificar e validar os documentos de uma pessoa ou empresa, é uma autoridade de registro (AR).

Como escolher uma autoridade de registro de confiança

No site do Governo Federal está disponível uma lista com as autoridades de registro cadastradas. Se você quer emitir um certificado digital no Ipiranga, na cidade de São Paulo, por exemplo, a Polomasther é a melhor opção, com credibilidade e preço justo.

A Polomasther oferece os principais certificados digitais, como e-CNPJ, e-CPF e NF-e. É possível escolher se o certificado é do tipo A1 ou A3. Para a emissão do e-CNPJ, por exemplo, é necessário, no momento da solicitação, preencher os dados solicitados e apresentar o Cartão CNPJ emitido no site da Receita Federal do Brasil; Estatuto Social; Ato Constitutivo da Empresa; Ata de Nomeação do Representante Legal; Documentação do(s) Representante(s) Legal(is). Também é necessário apresentar documentos do sócio responsável, como RG (um documento de identificação original) e CPF (Cadastro de Pessoa Física).

Para garantir que os dados estejam corretos e prezar pela maior segurança possível, é necessária uma data para conferência, que pode ser presencial (em uma unidade Polomasther), externa (nossos funcionários podem ir até a sua empresa) ou remota (por videoconferência — é necessário, aqui, porém, que já haja cadastro prévio dos dados biométricos).

Tipos de certificado digital

Agora que você sabe onde consegue solicitar um certificado digital com confiança, vamos apresentar quais são as principais opções de certificados — tanto para pessoas físicas como para pessoas jurídicas.

e-CNPJ

É a identidade digital da pessoa jurídica. Com ele, a empresa consegue assinar documentos, contratos e acessar sistemas públicos.

e-CPF

É a identidade digital da pessoa física. Serve para a pessoa entregar declarações — como as de renda, por exemplo — e também assinar documentos.

NF-e

É utilizada na emissão de documentos fiscais. Utilizada principalmente para emitir notas fiscais.

Formas de emissão de certificado

Ao solicitar um certificado digital para Polomasther, você pode optar por recebê-lo em formato A1 ou A3. Eles diferem em alguns pontos, como preço, formato e prazo de validade.

A1

Um certificado em A1 é instalado diretamente no computador, o que possibilita sua instalação em mais de uma máquina. Tem um custo mais baixo, validade de 12 meses e sua criptografia é considerada mais frágil que do certificado A3.

A3

É considerado mais seguro que o A1 por ser em mídia única — pode ser um cartão ou token, por exemplo –, o que impede exportação e cópia. Com software adequado e uso de senha, ele dá a possibilidade de ser usado em mais de um computador. Por conta desses fatos, o preço é mais alto, mas a validade também é maior: de até cinco anos.

Como renovar

Conforme explicado nos tópicos anteriores, os dois tipos de emissão de certificado, tanto o A1 quanto o A3, possuem prazos de validade. Para fazer a renovação, basta procurar a autoridade de registro quando estiver prestes a expirar para fazer a revalidação. Assim como no momento da solicitação, esse serviço pode ser feito presencialmente ou de forma remota.

PolomastherComo escolher uma autoridade de registro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *