Como resgatar créditos da Nota Fiscal Paulista com o e-CPF?

O e-CPF é um documento digital que identifica pessoas físicas em operações realizadas pela internet. É a versão digital do CPF comum, o registro feito pela Receita Federal do Brasil para reconhecer todos os brasileiros e contribuintes.

Este documento digital relaciona os dados do seu portador com uma chave criptográfica exclusiva,  permitindo a sua identificação no mundo virtual. Com ele, é possível fazer a assinatura digital, ter acesso a sites como o da Receita Federal do Brasil (RFB), eSocial e Conectividade Social, entre outras funcionalidades importantes.

Tudo isso é feito com validade jurídica pelo certificado digital. Contudo, uma das funções menos conhecidas do e-CPF está o resgate de créditos da Nota Fiscal Paulista.

Com esse documento, é muito mais fácil, ágil e prático consultar os créditos desse programa e resgatá-los. O e-CPF permite o acesso ao programa sem que seja necessária uma senha ou login.

E isso é muito vantajoso, dado que invalida a ação de criminosos que tentam fraudar senhas e logins. Portanto, o uso dessa tecnologia torna, para as pessoas e para a secretaria da Fazenda do estado, a operação mais segura. 

Tanto a navegação, quanto a troca de informações se tornam mais protegidas com o uso dos certificados, dado que cada pessoa tem o seu instalado no servidor do computador ou em uma mídia criptografada com alto nível de segurança.

Por ser uma alternativa mais viável, é importante que as pessoas conheçam mais o e-CPF e saibam como consultar a Nota Fiscal Paulista por meio deste documento eletrônico.

Por isso, ao longo deste conteúdo, abordaremos mais detalhes sobre o e-CPF, como utilizá-lo e um passo a passo para consultar e resgatar créditos por meio dele. Acompanhe!

Nota Fiscal Paulista: como se beneficiar com esse programa

O programa da Nota Fiscal Eletrônica foi criado pelo governo estadual de São Paulo em 2007 para combater a sonegação e aumentar a arrecadação de impostos do Estado.

Este programa do governo visa incentivar financeiramente os consumidores a exigirem a nota fiscal dos produtos e serviços ao comprarem, para receberem de volta até 30% do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadoria e Prestação de Serviços (ICMS).

Ou seja,  o consumidor recebe de volta uma parte do imposto embutido na mercadoria ou serviço que ele adquiriu. Crédito esse que pode ser retirado em dinheiro ou como desconto no Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

O programa da Nota Fiscal Paulista já devolveu mais de R$ 67 milhões de reais em impostos a consumidores que solicitaram o serviço. São mais de 20 milhões de pessoas cadastradas atualmente e este número só tende a crescer, dado a facilidade de acesso e benefícios.

Todos que fazem compras no estado de São Paulo podem participar desse programa. É muito simples começar a receber esses valores, confira.

Como participar?

Para participar é muito fácil, basta acessar o site da Secretaria da Fazenda, fazer o cadastro de Pessoa Física e informar data de nascimento, CPF ou CNPJ e nome da mãe. 

Depois, é solicitado o preenchimento de alguns dados pessoais básicos, como telefone, endereço, e-mail e cadastrar uma senha. Após esse procedimento, pode começar a usufruir do programa.

No dia a dia, é a famosa hora do “CPF na Nota?”. Quando um lojista, caixa, garçom ou prestador de serviço fizer essa pergunta, você informa o seu CPF ou CNPJ e solicita o seu documento fiscal. 

O vendedor registra o CPF e emite a nota para o consumidor. Com isso, 30% do ICMS recolhido é cadastrado no CPF. Após o cálculo do crédito mensal, a Secretaria da Fazenda do Estado credita o valor referente ao programa. E depois?

É neste ponto que entra o e-CPF, o certificado digital online pode ser usado para acessar a conta no site da Secretaria e fazer o resgate do valor. Entenda!

Como utilizar o e-CPF para o resgate da Nota Fiscal Paulista

Vale ressaltar que os créditos são disponibilizados mensalmente ou podem ser lançados entre 3 a 4 meses. Para acessar o valor com os certificados digitais é ainda mais simples – e seguro:

O primeiro passo é acessar o mesmo site em que realizou o cadastro e selecionar a opção “Acesso via certificado digital”. Depois, selecione o seu Certificado Digital e digite a senha de acesso. 

Logo, o saldo aparecerá já na tela inicial. O certificado digital identifica o cidadão e garante que aquele acesso é feito por ele mesmo, mas ainda assim pede a senha para tornar o processo ainda mais seguro.

Como adquirir um e-CPF?

O e-CPF é muito útil para o dia a dia das pessoas, ainda mais para aqueles que usufruem do programa da Nota Fiscal Paulista. Seus benefícios são inegáveis e incomparáveis. 

Para ter acesso a essa certificação é fácil, basta procurar uma certificadora digital de qualidade. A Polomasther oferece o e-CPF com confiança e transparência. Com a gente, o processo de emissão é simples, pode ser feito pela internet.

Temos a experiência necessária no mercado para solucionarmos todas as suas dúvidas sobre o tema. Entre em contato para emitir seu e-CPF agora mesmo e ter mais segurança na internet!

PolomastherComo resgatar créditos da Nota Fiscal Paulista com o e-CPF?

Posts relacionados