Consórcio de imóveis: entenda o que é e suas vantagens!

No comments

Você conhece o consórcio de imóveis? É uma boa opção para quem procura comprar um imóvel, mas prefere não financiá-lo. Essa modalidade de compra vem se destacando no mercado por proporcionar diversos benefícios e não ser burocrática.

Sonhar com o imóvel próprio é algo que faz parte da vida de muitos brasileiros, dado que algumas pessoas querem sair do aluguel, da casa dos pais ou simplesmente querem ter um cantinho para chamar de seu.

É verdade que casas e apartamentos são investimentos altos. Para conseguir negociar e fazer uma compra mais vantajosa, o pagamento deve ser à vista ou pelo menos ter um bom valor de entrada.
Dessa forma, muitos acreditam que nunca conseguirão tirar esse sonho do papel!

Viemos mostrar que isso está longe de ser verdade! Com a ajuda do consórcio você pode fazer uma compra planejada, ou seja, que não te causa dívidas e ainda adquirir o imóvel à vista. Como? É o que explicaremos a seguir.

Acompanhe este conteúdo para entender o que é consórcio imobiliário, como funciona e quais são suas vantagens – que são muitas.

Já adiantamos que essa modalidade de compra consiste na realização da sua meta sem taxa de juros, parcelas intermediárias ou valor de entrada!

O que é consórcio?

Muitos ouvem falar sobre consórcios, mas não sabem de fato o que é e como essa modalidade funciona.

Basicamente, é uma modalidade de compra baseada na união de pessoas que têm o mesmo objetivo de adquirir um bem.

Existem diversos tipos de consórcios e não somente o de imóveis. Certamente alguns são mais conhecidos que outros, porém, todos oferecem os mesmos benefícios e funcionam a partir do mesmo princípio: fundo coletivo e sorteio.

Com o consórcio é possível comprar carros, fazer reformas, cirurgias plásticas, entre outras opções.

Ah! E não é uma opção somente para pessoas físicas – já que empresas podem renovar maquinários com essa modalidade também, por exemplo.

Consórcio de bens imóveis: como funciona?

Todos os integrantes deste grupo se comprometem a contribuir com uma parcela mensal pré determinada, criando um fundo coletivo com dinheiro suficiente para que todos recebam a quantia necessária para comprar o imóvel à vista até o final do contrato.

Com este fundo, todo mês o grupo consegue a quantia necessária para que um integrante, pelo menos, possa receber o valor completo. Quem decide qual pessoa receberá no mês? Na realidade, ninguém.

Mensalmente, é feito um sorteio. Este é o fator que determina qual integrante será contemplado! Para organizar todo este processo e garantir a segurança dos envolvidos, existe a administradora de consórcios.

Quem não quiser esperar ser sorteado, pode fazer um lance (que consiste em pagar valores maiores, adiantar alguns aportes ou até quitar todo o valor restante para poder receber a carta de crédito).

Benefícios em optar pelo consórcio de imóveis

É uma modalidade extremamente vantajosa, principalmente para a compra de imóveis de forma planejada. Além de ser 100% seguro, o consórcio  de casas e apartamentos não exige valores de entrada e não cobra juros – o que permite um processo de aquisição mais tranquilo e sem riscos de criar a famosa bola de neve com dívidas.

Caso alguém não pague a parcela mensal, não poderá ser sorteado até que regularize a situação.

Existe uma taxa que é paga à administradora para cuidar de todo este processo, mas além de ser muito menor do que a de juros, é cobrada junto a parcela mensal. Então, não será um valor surpresa no final do mês ou que será acumulado!

Ainda é conhecido por ser uma modalidade flexível, já que no momento do contrato é possível chegar a um valor bom para ambos os lados (o contratante e a instituição que está fazendo o consórcio).

Não podemos deixar de citar que também tem melhores condições de pagamento, o que é um grande diferencial desse recurso! Ao ser contemplado, receberá o dinheiro para comprar seu imóvel à vista ou o valor suficiente para dar uma boa parcela de entrada. Isso depende do valor da residência escolhida.

Pagar a vista ou ter um bom valor de entrada implica em descontos, possíveis negociações, mais vantagens, entre outros benefícios (ainda mais em imóveis).

Outro ponto positivo é que não é um método burocrático, o que facilita realizar o seu sonho da casa própria.

Quando dissemos que o consórcio é um recurso de compra planejada é porque, ao contratá-lo, você sabe exatamente até quando será contemplado.

Por exemplo, você entrou em um grupo que tem duração no contrato de 60 meses. Se for sorteado antes de completar esses meses, ótimo! Caso contrário, se for o último, em no máximo 5 anos, você terá o valor em mãos.

Sendo assim, ficou claro que o consórcio é uma excelente opção para quem não tem pressa e preza por um bom planejamento financeiro!

PolomastherConsórcio de imóveis: entenda o que é e suas vantagens!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *