E-CNPJ ou NF-e: qual o melhor para as necessidades da sua empresa?

Os certificados digitais são ferramentas importantes para a digitalização e otimização de processos empresariais. São soluções tecnológicas que estão se popularizando no mercado por oferecer inúmeras vantagens.

No entanto, assim como tudo que é novo e, principalmente, tecnológico, diversas dúvidas cercam esse tema. Dentre os principais certificados digitais para empresas, o e-CNPJ e o NF-e se destacam.

Ambas opções são excelentes, cada um com suas aplicações – algumas funcionalidades podem até ser a mesma, mas existem distinções importantes a serem destacadas.

E é exatamente isso que abordaremos neste conteúdo. Muitos empreendedores têm dúvidas sobre qual desses certificados adquirir e usar nas empresas, outros até mesmo os confundem.

Por isso, explicaremos o que são esses certificados digitais, quais as diferenças entre eles e como usá-los no dia a dia de uma organização. Assim, será possível identificar qual o melhor modelo para as suas necessidades e da sua empresa.

Acompanhe!

Certificados digitais: e-CNPJ e NF-e

Certificados digitais são documentos eletrônicos utilizados para identificar e comprovar a identidade de uma pessoa ou empresa no ambiente digital. Ou seja, na internet.

Com o salto tecnológico que aconteceu nos últimos anos e ainda acontece, diversos processos passaram a ser online, excluindo a necessidade de algumas tarefas manuais.

Hoje em dia, contratos são enviados e assinados digitalmente. As empresas se comunicam com órgãos públicos de forma online, entre outros diversos exemplos. 

Sendo assim, para que todas essas operações sejam realizadas de forma segura, surgiram os certificados digitais.

Documentos que funcionam como uma espécie de assinatura digital em transações eletrônicas, garantindo segurança a ambas as partes das transações e validade jurídica para os contratos e documentos.

Isso porque esses certificados utilizam criptografias para proteger os dados trocados no ambiente virtual, além de também manter as informações pessoais e empresariais protegidas.

Há diversos tipos de certificações digitais, como o e-CPF, e-CNPJ, NF-e, entre outros. Os últimos são os mais utilizados pelas empresas, pois otimizam e facilitam diversos processos internos e até mesmo, comunicação entre pessoa jurídica e o governo Federal.

Além de reduzir custos, aumentar produtividade, entre outros tantos benefícios que ainda citaremos ao longo deste conteúdo. A seguir, confira em detalhes o que é o e-CNPJ e o que é o NF-e, assim como suas diferenças.

E-cnpj: o que é? Como funciona?

O e-CNPJ é um documento do tipo Certificado Digital ICP-Brasil e substitui a documentação física CNPJ em transações online. Isto é, com esse recurso, as pessoas jurídicas podem se identificar digitalmente e validar todas as suas ações.

Ele literalmente substitui o documento do representante legal da empresa, portanto, a empresa consegue fazer tudo por meio dele. Todas as atividades e responsabilidades de um CNPJ físico, comum.

Ou seja, em vez de utilizar um documento de identificação de papel, o e-CNPJ serve para esse tipo de identificação, mas no meio eletrônico.  

Com este certificado digital, é possível assinar documentos com validade jurídica, se comunicar com a Receita Federal, acessar programas do governo – como Conectividade Social, emitir a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e), entre outras aplicações.

É bem completo! Agora veja as aplicações do NF-e e compare!

NF-e: o que é? Como pode ser usado pelas empresas?

A NF-e, basicamente, é a Nota Fiscal eletrônica – também é um modelo de Certificado Digital ICP-Brasil, o qual pode ser utilizado por pessoas jurídicas. Ele substitui a versão física deste documento.

O que traz mais agilidade, segurança e produtividade nas operações. No entanto, essa certificação é bem semelhante ao e-CNPJ, na verdade, o que dificulta a compreensão das diferenças entre eles.

Ambos têm validade jurídica e trazem bastantes benefícios às empresas e equipes que os utilizam. No entanto, esse tipo de certificado também serve para assinar digitalmente documentos fiscais e validar a integridade deles.

Afinal, qual a diferença entre esses certificados digitais?

Existem algumas diferenças entre esses certificados, o que pode mudar a decisão de quem está indeciso entre eles. Então, vamos lá: com o e-CNPJ, é possível usar assinar documentos de aquisição de bens móveis, imóveis e até mesmo fechar contrato de aluguel em nome da empresa.

Além de permitir a assinatura de novos documentos contratuais entre a empresa, clientes, fornecedores, facilitando esse processo por meio da internet. 

Também é usado para enviar documentos e informações previdenciárias e trabalhistas aos órgãos regulamentadores desses serviços, efetuar pagamento de tributos, realizar movimentações bancárias e emitir notas fiscais. 

Já o NF-e tem menos aplicações, a sua função é mais relevante é a emissão e assinatura das notas fiscais eletrônicas. 

Com essa certificação, é possível  assinar vários tipos de notas, como a Nota Fiscal Eletrônica, Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, Nota Fiscal Avulsa Eletrônica e outras.

Ou seja, a NF-e é mais restrita, mas muito vantajosa para empresas que precisam de uma certificação apenas para essas atividades. Onde adquirir certificados digitais como esses?

Na Polomasther, é claro! Somos referências na emissão de certificados digitais com segurança, agilidade e confiança. 

Entre em contato conosco para adquiri-los ou apenas tirar mais dúvidas sobre o tema, estamos à disposição.

PolomastherE-CNPJ ou NF-e: qual o melhor para as necessidades da sua empresa?