e-CPF: quem precisa desse certificado digital?

O e-CPF pode ser obrigatório para o caso de existir a necessidade de relacionamento eletrônico com o Governo, contudo, é extremamente útil e pode ser importante para pessoas físicas em geral. É uma ótima solução para ganhar aquilo que mais valorizamos, que é o tempo.

Esse certificado digital torna a rotina das pessoas menos burocráticas e mais seguras, principalmente em atividades relacionadas à internet que fazem cada vez mais parte da nossa rotina diária. Afinal, a grande maioria das tarefas foram digitalizadas e podemos fazer praticamente tudo pela internet. 

Com isso, a vida da população melhorou muito, no entanto, há pessoas mal intencionadas que se aproveitam disso.

Seja com roubo de dados ou utilização dessas informações para algo prejudicial, a segurança de seus dados pessoais é mais importante do que nunca e em transações digitais, apenas um certificado digital pode garantir que eles estejam protegidos.

Além da segurança, ao desburocratizar a rotina das pessoas torna o dia a dia mais prático e otimizado. Sendo assim, tudo pode ser feito da maneira mais fácil, rápida e otimizada possível.

Tudo isso torna o e-CPF um grande aliado na vida de pessoas físicas de todo o país. Embora esteja se popularizando, essa certificação digital ainda é pouco conhecida e bastante confundida com outros termos.

Sendo assim, criamos um conteúdo repleto de informações importantes sobre o tema. Abordamos o que é e-CPF, como essa certificação digital funciona e muito mais. 

Acompanhe.

E-CPF: o que esse certificado digital pode fazer por você?

O e-CPF é um certificado digital que representa a versão física deste documento. Basicamente, é uma identidade digital que identifica e valida as ações de uma pessoa na internet.

Da mesma forma que as pessoas utilizam o CPF “físico”, podem usar o e-CPF nas atividades online. Ou seja, pode ser usado para assinar contratos, acompanhar e retificar a declaração do imposto de renda.

Além de acessar sistemas do Governo Federal, assinar documentos eletrônicos com validade jurídica, entre outras inúmeras possibilidades. Todas essas ações podem ser feitas sem a certificação digital, contudo, as ficam desprotegidas.

Elas ficam expostas a ação de diversos criminosos, o que não é o ideal, não é mesmo? O CPF é um dos documentos mais importantes do brasileiro, sendo assim, todos devem torná-lo o mais seguro possível. 

Por outro lado, com o e-CPF, os documentos assinados com ele são bloqueados para qualquer tipo de edição. Até mesmo um registro virtual é bloqueado, o que não abre margens para fraudes ou alterações.

Em resumo, o e-CPF permite a realização de diversos procedimentos e operações virtuais, garantindo a segurança e a integridade das informações pessoais e sensíveis das pessoas.

Portanto, são essenciais para todas as pessoas que lidam com a internet, seja fazendo compras ou trabalhando, por exemplo. O que muitos não sabem é que existem alguns tipos de e-CPF, o modelo A1 e o A3. 

Eles servem para a mesma coisa e contam com as mesmas aplicações, contudo, são armazenados de forma diferente. A seguir, saiba mais sobre eles e como cada um funciona!

Certificado digital e-CPF A1

O certificado digital A1 é um dos mais conhecidos e recomendados neste segmento. Ele é armazenado diretamente no  navegador de internet do computador do proprietário do certificado digital. 

Ele precisa ser renovado a cada um ano para garantir a segurança de todas as informações. Falando nisso, esse modelo apresenta o nível 1 de proteção, o qual pode ser aumentado com senhas e logins de acesso.

Um ponto positivo desse certificado é que ele pode ser usado em diversos dispositivos, como celulares, tablets e notebooks, já que estará no navegador – inclusive, pode ser usado em mais de um dispositivo ao mesmo tempo. 

Notavelmente, este recurso proporciona mais praticidade e mobilidade por permitir que qualquer pessoa faça suas transações de onde estiver e como quiser. É um certificado digital extremamente vantajoso, vale a pena estudar mais sobre ele.

E melhor: é a opção mais barata do mercado.

Certificado digital e-CPF A3

O certificado digital e-CPF A3 conta com um nível de segurança mais elevado, o 3. Isso porque esse certificado é emitido em uma mídia criptográfica e portátil, o que quer dizer que pode ser usado em cartões inteligentes, pendrives ou tokens. 

Para acessá-lo, a pessoa precisa ter alguns softwares instalados no seu computador e somente quem tiver com a mídia criptográfica em mãos poderá acessá-lo. 

Também é possível colocar uma senha de acesso que precisa ser informada toda vez que for utilizar o certificado. E caso você digite 3 vezes a sua senha errada,  a mídia será bloqueada. 

Caso isso aconteça, a pessoa precisará adquirir um novo certificado digital e passar por todo processo de conferência de dados novamente. O token e o cartão podem ser reaproveitados, mas o certificado não. 

Um ponto a destacar é que este produto só pode ser usado em um único equipamento de cada vez – até porque o token ou cartão deve estar conectado a ele para funcionar. 

É uma opção um pouco mais custosa, mas que também vale muito a pena, ainda mais quando consideramos a questão da segurança elevada. 

Onde adquirir um certificado digital de qualidade?

Para adquirir um certificado digital e-CPF é muito simples, basta encontrar uma certificadora de qualidade – como a Polomasther. Por aqui, oferecemos inúmeros modelos dessas certificações com segurança e agilidade.

Se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco ou acesse nosso site. Se quiser comprar uma certificação, faça um orçamento pelo nosso site, é simples e rápido.

Estamos à disposição!

Polomasthere-CPF: quem precisa desse certificado digital?

Posts relacionados