e-CNPJ Polomasther

Os certificados digitais são uma forma de validar as transações por meio da internet, facilitando o dia a dia do empreendedor e otimizando a sua relação com as entidades governamentais.  

O e-CNPJ não é diferente, é a versão eletrônica do documento físico CNPJ que pode ser emitido a qualquer pessoa jurídica (empresas, corporações e instituições), cuja a situação cadastral junto à Receita Federal do Brasil esteja ativa.

Para que serve o e-CNPJ?

Assim como o e-CPF, a finalidade deste produto é identificar as empresas e manter um relacionamento formal e legal no mundo digital. 

É uma opção segura para o envio e recebimento de informações fiscais, realizar consultas, atualizar os cadastros de contribuintes, conseguir certidões da Receita Federal e acompanhar processos tributários pela internet. 

Dessa forma, há a otimização do relacionamento entre empresa e Receitas Federal, Estadual e Municipal com o cumprimento das normas estabelecidas.

A principal aplicação do certificado digital CNPJ é a emissão de Nota Fiscal Eletrônica de prestação de serviço para o transporte de cargas.

Como é o e-CNPJ?

Vale ressaltar que o e-CNPJ é seguro, já que somente as autoridades certificadoras (ACs) podem emitir, distribuir, revogar e gerenciar qualquer certificado digital.

E mesmo que este certificado digital atenda os padrões técnicos para o envio da Nota Fiscal Eletrônica, só é recomendado para empresas em que o próprio responsável junto à Receita Federal do Brasil transmitida as notas.

Há duas opções do e-CNPJ: tipo A1 e A3.

  • Certificado digital A1: Esta opção conta com o nível 1 de segurança.  É o certificado digital emitido diretamente no seu computador e ficará armazenado no seu navegador de internet.

Para aumentar a segurança tem a senha de acesso e este produto tem um ano de validade;

  • Certificado digital A3: O tipo mais seguro, com nível de segurança 3. O e-CNPJ é emitido em uma mídia criptográfica: cartão inteligente ou token para certificado digital que consegue gerar, armazenar e processar os dados, proporcionando maior mobilidade. 

Dessa forma, somente a pessoa que possui a senha de acesso do cartão ou do token pode usá-lo. O prazo de validade nesta opção pode chegar a 3 anos;

Como conseguir um e-CNPJ?

O procedimento para emitir um e-CNPJ na Polomasther é fácil. Consiste em algumas etapas, como as seguintes:

  • Solicitação: escolha o Certificado Digital, tipo e validade, informe seus dados e efetue o pagamento;
  • Agendamento: após a confirmação de pagamento, você receberá um e-mail para o agendamento da validação presencial. 

Esse é o processo de conferência dos dados informados no momento da solicitação do Certificado Digital, por meio da apresentação de documentos e comprovante de endereço.

No momento do agendamento, você pode escolher realizar a validação presencial de duas formas, que são ir até uma unidade da Polomasther (serviço incluso no preço de aquisição do certificado digital) ou solicitar a consulta na empresa (serviço com preço sob consulta e sujeito a disponibilidade);

  • Emissão: após a realização da validação presencial, você receberá via e-mail o link para a emissão do certificado digital. 

Se for o certificado digital A3, você poderá emiti-lo na Polomasther ou onde estiver. 

Para habilitar o token ou cartão inteligente e a leitora de cartões é preciso acessar o site da Certisign, que é nosso PSS – Prestador de Serviços de Suporte.

E como funciona a entrega?

A solicitação do certificado digital é online e a entrega é realizada via e-mail por meio de um link para a emissão. 

Caso você tenha adquirido o Certificado Digital A3 + Mídia Criptográfica (Cartão/Token), a mídia criptográfica pode ser retirada no mesmo dia e local onde será realizada a validação presencial dos documentos.

Quais são os documentos necessários para emitir o e-CNPJ?

Para emitir este certificado digital é necessário a apresentação de alguns documentos, já que é um produto importante e que deve ser 100% seguro. 

São estes que serão analisados na validação presencial. 

Todos os documentos apresentados devem ser os originais acompanhados de cópias simples ou autenticadas.

Confira quais são as documentações necessárias para a empresa: 

  • Registro comercial, no caso de empresa individual;
  • Ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor devidamente registrado (tratando-se de sociedades comerciais ou civis) e, no caso de sociedades por ações, acompanhado de documentos de eleição de seus administradores;
  • Prova de inscrição do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ).


Documentos do (s) sócio (s) e do responsável pelo certificado: 

  • Foto (3X4) recente (caso o documento de identidade apresentado tenha sido emitido há mais de 5 anos de emissão);
  • Cédula de Identidade (RG, carteira profissional, documento funcional, carteira de habilitação) ou Passaporte (se estrangeiro);
  • Cadastro de Pessoa Física – CPF;
  • Um Comprovante de Residência Recente (emitido há, no máximo, 3 meses);
  • Título de eleitor (Opcional);
  • PIS-PASEP (Opcional);
  • Comprovante de pagamento do Certificado Digital.

Para que o funcionário da empresa possa emitir o Certificado digital CT-e, no momento do preenchimento do formulário do pedido, você deve informar primeiramente o CPF do funcionário responsável junto com o CNPJ da empresa.

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    Dispositivo criptográfico para armazenamento do certificado digital tipo A3.
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    Dispositivo criptográfico para armazenamento do certificado digital tipo A3. Acompanha leitora para ser acoplada ao seu computador.
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Quero comprar apenas o certificado

(Você precisa possuir hardware criptográfico)

Escolha também certificados das autoridades de registro:

O e-CNPJ pode ser emitido para a qualquer Pessoa Jurídica (Empresas, Corporações, Instituições), cuja a situação cadastral junto à Receita Federal do Brasil esteja ativa.

Mesmo que este certificado digital atenda os padrões técnicos para o envio da Nota Fiscal Eletrônica, só é recomendado para empresas que em que o próprio responsável junto à Receita Federal do Brasil transmitida as notas.

Cabe a empresa avaliar a possibilidade de adquirir um certificado digital específico para a aplicação NF-e.

COMO ADQUIRIR O SEU

Para concluir a emissão do certificado digital, você passará pelas etapas abaixo. Ao término de cada etapa, vamos lhe orientar para o próximo passo. Fique tranquilo e se precisar, entre em contato conosco.

1

Compre online

Selecione o certificado e clique em comprar. Informe seus dados e pague.

2

Valide

Após o pagamento, você receberá e-mail para o agendamento da validação.

3

Emita

Após a validação, seu certificado digital já pode ser emitido.

Para que o funcionário da empresa possa emitir o Certificado digital CT-e, no momento do preenchimento do formulário do pedido, você deve informar primeiramente o CPF do funcionário responsável junto com o CNPJ da empresa.

DOCUMENTAÇÃO DA EMPRESA:

  • Registro comercial, no caso de empresa individual;
  • Ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor, devidamente registrado, em se tratando de sociedades comerciais ou civis, e no caso de sociedades por ações, acompanhado de documentos de eleição de seus administradores;
  • Prova de inscrição do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ).

DOCUMENTAÇÃO DO(S) SÓCIO (S) E DO RESPONSÁVEL PELO CERTIFICADO:

  • Foto (3X4) recente (caso o documento de identidade apresentado tenha sido emitido há mais de 5 anos de emissão);
  • Cédula de Identidade (RG, carteira profissional, documento funcional, carteira de habilitação) ou Passaporte (se estrangeiro);
  • Cadastro de Pessoa Física – CPF;
  • Um Comprovante de Residência Recente (emitido à, no máximo, 3 meses);
  • Título de eleitor (Opcional);
  • PIS-PASEP (Opcional);
  • Comprovante de pagamento do Certificado Digital;

Todos os documentos apresentados devem ser os originais acompanhados de cópias simples ou autenticadas.

Caso tenha dúvida, entre em contato conosco.

– Emissão de Nota Fiscal Eletrônica de prestação de serviço de transporte de cargas.

Para habilitar as mídias criptográficas – token ou cartão inteligente e a leitora de cartões acesse o site da Certisign, que é nosso PSS – Prestador de Serviços de Suporte.

http://www.certisign.com.br/atendimento-suporte/downloads

Caso tenha dificuldade, entre em contato diretamente com o SAC pelo email sac@certisign.com.br

O CT-e é um certificado digital ICP-Brasil de Assinatura e pode ser emitido como tipo A1 ou A3.

A1= CERTIFICADO DE ASSINATURA, NÍVEL DE SEGURANÇA 1.

A3 = CERTIFICADO DE ASSINATURA, NÍVEL DE SEGURANÇA 3.

O tipo de certificado digital a ser escolhido depende do sistema/aplicação onde o mesmo será utilizado. Informe-se com o responsável pelo seu equipamento ou consulte a devida documentação para verificar se há alguma restrição para uso do tipo A1 ou A3.

O certificado digital do tipo A1 é emitido diretamente no seu computador e ficará armazenado no seu navegador de internet;

O certificado digital do tipo A3 oferece maior segurança por ser emitido em uma mídia criptográfica: cartão inteligente ou token, proporcionando maior mobilidade.

As etapas para adquirir o Certificado Digital são as seguintes:

SOLICITAÇÃO: escolha o Certificado Digital, tipo e validade, informe seus dados e efetue o pagamento.
AGENDAMENTO: após a confirmação de pagamento, você receberá um e-mail para o agendamento da validação presencial, que é uma etapa essencial para a emissão do Certificado Digital.
No momento do agendamento, você pode escolher realizar a validação presencial de duas formas:

Em um dos endereços da Polomasther, serviço incluso no preço de aquisição do Certificado Digital ou onde você solicitar: SERVIÇO COM PREÇO SOB CONSULTA E SUJEITO A DISPONIBILIDADE.

VALIDAÇÃO PRESENCIAL: a validação presencial é o processo de conferência dos dados informados no momento da solicitação do Certificado Digital, por meio da apresentação de documentos e comprovante de endereço.
EMISSÃO: após a realização da validação presencial, você receberá via e-mail o link para a emissão do Certificado Digital. Se o Certificado Digital for tipo A3, você poderá emiti-lo na Polomasther ou onde estiver.
ENTREGA DO CERTIFICADO DIGITAL
A solicitação do Certificado Digital é on-line e a entrega é realizada via e-mail por meio de um link para a emissão.

Caso você tenha adquirido o Certificado Digital A3 + Mídia Criptográfica (Cartão/Token), a mídia criptográfica pode ser retirada no mesmo dia e local onde será realizada a validação presencial dos documentos.

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VÍDEOS

Não Compartilhe

O Certificado Digital é de uso individual

Primeiros Passos

Como instalar seu certificado

Os Certificados Digitais CT-e – Controle de Transporte Eletrônico tem como funcionalidade exclusiva a emissão da Nota Fiscal para empresas de transporte de cargas.

Você pode pagar com cartão de crédito ou boleto bancário. Ao escolher a forma de pagamento, preste atenção nos prazos para agendamento da sua validação. Para pagamento com cartão de crédito, o agendamento será realizado após um dia. Se realizado por boleto bancário, é imprescindível aguardar dois dias úteis para agendar a validação presencial.

O certificado digital é um documento de identificação e para a emissão deste documento, é necessário o comparecimento do titular para a comprovação de identidade.

Você deve entrar em contato diretamente com a equipe do nosso PSS – Prestador de Serviços de Suporte que é a AC Certisign. Eles vão lhe orientar na emissão do certificado e na preparação da sua máquina para utilizar seu certificado digital e lhe acompanham durante o teste do certificado.

Serviço de Atendimento ao Cliente – SAC Certisign

São Paulo: 11 3478-9444

Demais localidades: 0300 -789 – 2378

Sim. Assim como documentos como Carteira Nacional de Habilitação, Passaporte, entre outros, os Certificados Digitais possuem validade.

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