e-CPF Polomasther

Os certificados digitais são opções seguras que otimizam o dia a dia das pessoas, melhorando a relação com as entidades governamentais. 

De forma semelhante ao e-CNPJ, a versão digital do CPF, identifica pessoas físicas no meio eletrônico, permitindo a realização de diversos serviços à distância com a garantia da autenticidade. Chama-se  e-CPF!

Para que serve o e-CPF?

O e-CPF foi criado para facilitar a comunicação eletrônica entre pessoas físicas e a Receita Federal do Brasil. Mas, ao longo do tempo, adquiriu outras finalidades e não é usado exclusividade para este fim. 

Hoje em dia, todos os documentos eletrônicos assinados com este certificado digital tem a mesma validade jurídica que documentos impressos assinados de forma manuscrita e podem ser um fator de identificação e autenticação para acesso a sistemas eletrônicos.

A principal aplicação do e-CPF é a emissão de Nota Fiscal Eletrônica de prestação de serviço para o transporte de cargas.

Como funciona o e- CPF?

Como dissemos, o e- CPF é a opção digital do documento CPF no qual permite que serviços e a assinatura de documentos sejam realizados pela internet. 

É válido ressaltar que é uma opção segura e autenticada com as instituições governamentais e conta com uma legislação que adiciona valor jurídico em todas as transações realizadas por meio dele. 

Este recurso traz diversos benefícios, como  agilidade, redução de custos e sustentabilidade.

Para ter esse Certificado Digital basta ter o cadastro ativo na Receita Federal. 

Com ele em mãos é possível realizar o programa de Conectividade Social, eSocial, peticionamento eletrônico, procuração eletrônica, leilões da Receita, imposto de Renda, assinatura digital de documentos (contratos, atas, recibos, etc.), assinatura digital de contrato de câmbio, etc.

O e-CPF é um certificado digital ICP-Brasil de Assinatura e pode ser emitido como tipo A1 ou A3. 

A escolha entre essas duas opções depende do sistema/aplicação onde o mesmo será utilizado. 

É importante se informar com o responsável pelo seu equipamento ou consultar a devida documentação para verificar se há alguma restrição para uso do tipo A1 ou A3.

e- CPF A1 ou A3

Escolher entre A1 e A3 pode determinar a forma como este certificado será usado no  dia a dia. 

A principal diferença entre essas duas opções é o armazenamento do certificado digital.

  • Certificado digital A1: Esta opção conta com o nível 1 de segurança.  É o certificado digital emitido diretamente no seu computador e ficará armazenado no navegador de internet; 
  • Certificado digital A3: Conta com o nível 3 de segurança. É emitido em uma mídia criptográfica e portátil – cartão inteligente ou token de certificado digital, proporcionando maior mobilidade. 

Esse tipo de certificado possui validade de até cinco anos e requer uma senha obrigatória. 

Outro benefício do tipo A3 é que ele pode ser usado em quantos computadores o proprietário quiser, basta instalar os softwares para conseguir utilizar sem problemas.

Como adquirir um e-CPF?

Para emitir o e-CPF na Polomasther é fácil e prático. Deve ser feito os seguintes passos: 

  • Solicitação: escolha o Certificado Digital, tipo e validade, informe seus dados e efetue o pagamento;
  • Agendamento:  Ao adquirir o e-CPF é importante realizar a validação presencial, processo de conferência dos dados informados no momento da solicitação do Certificado Digital, por meio da apresentação de documentos e comprovante de endereço. 

Mas não é um passo complicado! Após a confirmação de pagamento, você receberá um e-mail para o agendamento dessa validação presencial, podendo ser feita de duas formas.

Você pode ir até uma unidade da Polomasther (serviço incluso no preço de aquisição do Certificado Digital), ou solicitar a consulta na empresa, serviço com preço sob consulta e sujeito a disponibilidade;

  • Emissão: após a realização da validação presencial, você receberá via e-mail o link para a emissão do Certificado Digital. Se for Certificado Digital A3, você poderá emiti-lo na Polomasther ou onde estiver.

Como funciona a entrega do seu e-CPF?

A solicitação do Certificado Digital é online e a entrega é realizada via e-mail por meio de um link para a emissão. 

Caso você tenha adquirido o Certificado Digital A3 + Mídia Criptográfica (Cartão/Token), o produto pode ser retirado no mesmo dia e local onde será realizada a validação presencial dos documentos.

Documentação necessária para emitir o e-CPF?

Para emitir este certificado digital é necessário a apresentação de alguns documentos que serão analisados na validação presencial. 

Todos devem ser  originais e acompanhados de cópias simples ou autenticadas.

Confira as documentações necessárias para a empresa: 

  • Registro comercial – no caso de empresa individual;
  • Ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor, devidamente registrado, (se tratando de sociedades comerciais ou civis) e, no caso de sociedades por ações, acompanhado de documentos de eleição de seus administradores;
  • Prova de inscrição do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ).

Documentos do (s) sócio (s) e do responsável pelo certificado: 

  • Foto (3X4) recente (caso o documento de identidade apresentado tenha sido emitido há mais de 5 anos de emissão);
  • Cédula de Identidade (RG, carteira profissional, documento funcional, carteira de habilitação) ou Passaporte (se estrangeiro);
  • Cadastro de Pessoa Física – CPF;
  • Um Comprovante de Residência Recente (emitido há, no máximo, 3 meses);
  • Título de eleitor (opcional);
  • PIS-PASEP (opcional);
  • Comprovante de pagamento do Certificado Digital.

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Escolha também certificados das autoridades de registro:

O certificado digital e-CPF representa a versão eletrônica do CPF para ser utilizado no meio eletrônico. Foi concebido para a comunicação eletrônica entre Pessoas Físicas e a Receita Federal do Brasil, mas não possui exclusividade para este fim. Todos os documentos eletrônicos assinados com este certificado digital possuem a mesma validade jurídica que documentos impressos assinados com assinatura manuscrita.

O e-CPF é um certificado digital de assinatura e também pode ser utilizado como um fator de identificação e autenticação para acesso a sistemas eletrônicos.

COMO ADQUIRIR O SEU

Para concluir a emissão do certificado digital, você passará pelas etapas abaixo. Ao término de cada etapa, vamos lhe orientar para o próximo passo. Fique tranquilo e se precisar, entre em contato conosco.

1

Compre online

Selecione o certificado e clique em comprar. Informe seus dados e pague.

2

Valide

Após o pagamento, você receberá e-mail para o agendamento da validação.

3

Emita

Após a validação, seu certificado digital já pode ser emitido.

Para que o funcionário da empresa possa emitir o Certificado digital CT-e, no momento do preenchimento do formulário do pedido, você deve informar primeiramente o CPF do funcionário responsável junto com o CNPJ da empresa.

DOCUMENTAÇÃO DA EMPRESA:

  • Registro comercial, no caso de empresa individual;
  • Ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor, devidamente registrado, em se tratando de sociedades comerciais ou civis, e no caso de sociedades por ações, acompanhado de documentos de eleição de seus administradores;
  • Prova de inscrição do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ).

DOCUMENTAÇÃO DO(S) SÓCIO (S) E DO RESPONSÁVEL PELO CERTIFICADO:

  • Foto (3X4) recente (caso o documento de identidade apresentado tenha sido emitido há mais de 5 anos de emissão);
  • Cédula de Identidade (RG, carteira profissional, documento funcional, carteira de habilitação) ou Passaporte (se estrangeiro);
  • Cadastro de Pessoa Física – CPF;
  • Um Comprovante de Residência Recente (emitido à, no máximo, 3 meses);
  • Título de eleitor (Opcional);
  • PIS-PASEP (Opcional);
  • Comprovante de pagamento do Certificado Digital;

Todos os documentos apresentados devem ser os originais acompanhados de cópias simples ou autenticadas.

Caso tenha dúvida, entre em contato conosco.

– Emissão de Nota Fiscal Eletrônica de prestação de serviço de transporte de cargas.

Para habilitar as mídias criptográficas – token ou cartão inteligente e a leitora de cartões acesse o site da Certisign, que é nosso PSS – Prestador de Serviços de Suporte.

http://www.certisign.com.br/atendimento-suporte/downloads

Caso tenha dificuldade, entre em contato diretamente com o SAC pelo email sac@certisign.com.br

O CT-e é um certificado digital ICP-Brasil de Assinatura e pode ser emitido como tipo A1 ou A3.

A1= CERTIFICADO DE ASSINATURA, NÍVEL DE SEGURANÇA 1.

A3 = CERTIFICADO DE ASSINATURA, NÍVEL DE SEGURANÇA 3.

O tipo de certificado digital a ser escolhido depende do sistema/aplicação onde o mesmo será utilizado. Informe-se com o responsável pelo seu equipamento ou consulte a devida documentação para verificar se há alguma restrição para uso do tipo A1 ou A3.

O certificado digital do tipo A1 é emitido diretamente no seu computador e ficará armazenado no seu navegador de internet;

O certificado digital do tipo A3 oferece maior segurança por ser emitido em uma mídia criptográfica: cartão inteligente ou token, proporcionando maior mobilidade.

As etapas para adquirir o Certificado Digital são as seguintes:

SOLICITAÇÃO: escolha o Certificado Digital, tipo e validade, informe seus dados e efetue o pagamento.
AGENDAMENTO: após a confirmação de pagamento, você receberá um e-mail para o agendamento da validação presencial, que é uma etapa essencial para a emissão do Certificado Digital.
No momento do agendamento, você pode escolher realizar a validação presencial de duas formas:

Em um dos endereços da Polomasther, serviço incluso no preço de aquisição do Certificado Digital ou onde você solicitar: SERVIÇO COM PREÇO SOB CONSULTA E SUJEITO A DISPONIBILIDADE.

VALIDAÇÃO PRESENCIAL: a validação presencial é o processo de conferência dos dados informados no momento da solicitação do Certificado Digital, por meio da apresentação de documentos e comprovante de endereço.
EMISSÃO: após a realização da validação presencial, você receberá via e-mail o link para a emissão do Certificado Digital. Se o Certificado Digital for tipo A3, você poderá emiti-lo na Polomasther ou onde estiver.
ENTREGA DO CERTIFICADO DIGITAL
A solicitação do Certificado Digital é on-line e a entrega é realizada via e-mail por meio de um link para a emissão.

Caso você tenha adquirido o Certificado Digital A3 + Mídia Criptográfica (Cartão/Token), a mídia criptográfica pode ser retirada no mesmo dia e local onde será realizada a validação presencial dos documentos.

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VÍDEOS

Não Compartilhe

O Certificado Digital é de uso individual

Primeiros Passos

Como instalar seu certificado

Os Certificados Digitais CT-e – Controle de Transporte Eletrônico tem como funcionalidade exclusiva a emissão da Nota Fiscal para empresas de transporte de cargas.

Você pode pagar com cartão de crédito ou boleto bancário. Ao escolher a forma de pagamento, preste atenção nos prazos para agendamento da sua validação. Para pagamento com cartão de crédito, o agendamento será realizado após um dia. Se realizado por boleto bancário, é imprescindível aguardar dois dias úteis para agendar a validação presencial.

O certificado digital é um documento de identificação e para a emissão deste documento, é necessário o comparecimento do titular para a comprovação de identidade.

Você deve entrar em contato diretamente com a equipe do nosso PSS – Prestador de Serviços de Suporte que é a AC Certisign. Eles vão lhe orientar na emissão do certificado e na preparação da sua máquina para utilizar seu certificado digital e lhe acompanham durante o teste do certificado.

Serviço de Atendimento ao Cliente – SAC Certisign

São Paulo: 11 3478-9444

Demais localidades: 0300 -789 – 2378

Sim. Assim como documentos como Carteira Nacional de Habilitação, Passaporte, entre outros, os Certificados Digitais possuem validade.

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