FAQ

Ter um certificado digital pode facilitar muito a sua vida e de sua empresa, mas muitas pessoas têm dúvidas sobre como conseguir emitir. Não é motivo para desespero – é mais simples do que parece. Veja as perguntas mais frequentes em nosso FAQ e tire todas as suas dúvidas:

O que são certificados digitais?

São documentos comprobatórios que funcionam como uma assinatura digital, dando autenticidade a documentos e declarações, com validade jurídica.

Qual vantagem eles me oferecem?

Economia, mobilidade e otimização de tempo. Você deixa de gastar com impressão de papéis, por exemplo, e pode fazer assinaturas de maneira ágil e remota.

Quais são os certificados digitais?

Os três certificados digitais mais famosos e procurados são o e-CPF, e-CNPJ e a NF-e.

O que é o e-CPF?

Uma identidade de pessoa física. Dentre suas aplicações, serve para assinar documentos de forma digital e entregar declarações de renda.

O que é o e-CNPJ?

Uma identidade de pessoa jurídica. Serve para uma empresa assinar documentos e acessar sistemas públicos como da Receita Federal, para entrega de obrigações acessórias.

O que é a NF-e?

Serve para a emissão de documentos fiscais, como a nota fiscal.

Como emitir um certificado digital?

Os certificados digitais são emitidos por Autoridades Certificadoras e de Registro, que, por sua vez, são regulamentadas pelo padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). É por meio delas que um certificado deve ser requerido.

Quais documentos são necessários?

Para o e-CNPJ, se faz necessária a apresentação do ato constitutivo da empresa, seja estatuto, contrato social ou convenção. Além disso, apresentar os documentos do titular, como RG, CNH ou carteira profissional (OAB, CRM, etc).

Quais são os tipos de certificado digital?

Quando for emitir, você pode optar por receber seu certificado digital em dois tipos diferentes: A1 ou A3. Eles variam em preço, variedade e formato, por exemplo.

O que é o A1?

É um certificado digital com um nível de segurança menor se comparado ao A3, pois, como é instalado direto no computador, permite cópias (utilização em mais de uma máquina). A vantagem fica pelo preço, que é mais acessível. A validade é de 12 meses.

O que é o A3?

É um certificado digital com um nível de segurança maior. É armazenado em mídia, que pode ser um cartão ou token, impedindo cópias e exportação. Dá a possibilidade de ser usado em mais de um computador, desde que use software e senha corretamente. O valor é mais alto, e a validade pode ser de até cinco anos.

Como renovar o certificado digital?

A renovação deve ser feita na própria Autoridade de Registro, de forma presencial, por videoconferência ou em validação externa.

É seguro ter um certificado digital?

Sim. A regulamentação da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) garante que as Autoridades Certificadoras e de Registro sejam seguras e hajam de acordo com as regras da certificação.

PolomastherFAQ