Gov.br: saiba como criar conta no portal com certificado digital

Os certificados digitais são cada vez mais utilizados por proporcionarem segurança nas transações feitas no mundo virtual. 

O documento é bastante seguro e tem a mesma validade da versão física, uma vez que é emitido de acordo com os critérios estabelecidos pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) e, por isso,  permite a autenticação da identidade digital do usuário.

Assim, além da segurança, quem opta pela emissão de um certificado digital pode contar com facilidades para cumprir obrigações trabalhistas, legais e fiscais, tudo isso sem precisar sair de casa. 

Uma dessas facilidades é a possibilidade de criar uma conta no portal Gov.br utilizando o certificado digital. Desse modo, o cidadão pode ter acesso a todos os canais digitais do governo federal, de forma simples e bastante prática. 

Tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem se beneficiar na aquisição de um certificado digital, basta que o modelo escolhido seja adequado às suas especificidades.

Assim, empresas devem solicitar o e-CNPJ, enquanto pessoas físicas utilizam o e-CPF

Com relação ao tipo do certificado, existem as versões A1 e A3, com diferenças baseadas no tempo de validade e na forma de disponibilização da chave. 

No caso dos certificados de nível A1, a chave é instalada em um repositório de certificados digitais do sistema operacional e navegador do computador, podendo ter cópias criadas e instaladas em outras máquinas, proporcionando mobilidade e usabilidade simultânea.  

Além disso, as cópias permitem que o certificado esteja protegido no caso de danos ao dispositivo original em que foi instalado, podendo ser recuperado e, então, reinstalado, restabelecendo a possibilidade do uso do serviço. 

Vale lembrar a importância das cópias serem mantidas em local seguro e protegido contra acessos indevidos, para garantir ainda mais tranquilidade na utilização do documento. 

A duração do tipo A1 é de até 1 ano e, após esse período, é preciso solicitar a renovação. 

Nos certificados de nível A3, as chaves podem ser disponibilizadas no formato de cartões com chip ou tokens, que podem ser plugados em diversos dispositivos e utilizados em cada um deles, desde que tenham o programa de leitura instalado. 

Os certificados A3 têm duração de 1 a 3 anos, com valor variável de acordo com o formato escolhido. 

Como utilizar o certificado digital no Gov.br?

Para utilizar o certificado digital no portal unificado do governo federal, é preciso seguir o seguinte passo a passo:

  1. Acesse o site https://acesso.gov.br/ e clique em “criar conta” ou “acessar conta”, caso já tenha conta cadastrada;
  2. Na página inicial, o usuário deve clicar em “privacidade” e no link “gerenciar lista de selos de confiabilidade”;
  3. Em seguida, é preciso selecionar o selo “cadastro validado por certificado digital” e acionar o certificado digital que será utilizado;
  4. Então, basta clicar no botão “adquirir confiabilidade com certificado digital” e em “ler certificado digital”.

Assim, o cidadão obtém o selo de certificado digital de pessoa física e pode utilizar a chave em várias operações. 

Uma vez cadastrado, é possível fazer login no portal utilizando apenas o certificado. Para isso, basta acessar o site e clicar em certificado digital, ícone que fica abaixo dos campos para preenchimento de CPF e senha.

Assinando documentos no Gov.br utilizando certificado digital

Ao optar por assinar documentos no portal utilizando certificados digitais o cidadão deve proceder da seguinte maneira:

  1. Clique no ícone “escolher arquivo” e selecione o documento a ser assinado e para upload no site. Também é possível arrastar o arquivo e soltá-lo no campo indicado.

Observação: apenas documentos de até 100MB e dos tipos .DOCX, .ODT ou .PDF devem ser utilizados;

  1. Quando o arquivo aparecer na tela, o usuário deve escolher onde deseja fazer a assinatura e clicar no local escolhido;
  2. Em seguida, aparecerá um quadro com a mensagem “área de assinatura. Tome cuidado para não esconder uma informação importante do documento”;
  3. Após indicar o local desejado, clique no botão “assinar digitalmente”;
  4. Para confirmar a identidade do usuário, uma nova janela aparecerá e é preciso clicar em “usar Gov.br”;
  5. O portal enviará um código por SMS para o número de celular informado na conta Gov.br. O código deve ser informado no espaço indicado e, por fim, é preciso clicar em “autorizar” para concluir a operação.

Se estiver tudo correto, a assinatura aparecerá no espaço selecionado previamente e o documento está pronto para ser baixado ou enviado. 

Onde emitir certificado digital?

Os certificados digitais devem ser emitidos junto a uma Autoridade Certificadora reconhecida pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, como a  Polomasther

Há mais de uma década, atuamos no ramo das certificações digitais com segurança, agilidade e eficiência.

Acesse nosso site e saiba mais sobre os certificados e outras soluções oferecidas pela Polomasther. Ficaremos felizes em atender você!

PolomastherGov.br: saiba como criar conta no portal com certificado digital

Posts relacionados