NF-e Polomasther

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento digital gerado pela empresa que está fazendo a transação comercial. 

Basicamente, é a versão totalmente eletrônica da tradicional nota fiscal, que é emitida via papel nas vendas comerciais. 

É um certificado digital importante, já que houve uma crescente utilização de tecnologia pelo FISCO. 

Basicamente, podemos dizer que a NF-e registra a operação comercial e envia em tempo real todas as informações à Secretaria de Fazenda.

Além de facilitar a troca de informações entre os comerciantes e os órgãos governamentais, este certificado digital também consegue atribuir ao funcionário responsável da organização a alçada necessária e restrita para emissão e gerenciamento das notas fiscais eletrônicas

Esse recurso é bastante útil para evitar acessos e assinaturas indevidas com o uso do certificado digital. 

Para que serve?

 O NF-e mantém a segurança e a garantia de identidade digital da empresa. 

Ao mesmo tempo, também permite que a tecnologia de certificação seja utilizada a favor da otimização de tempo e recursos da organização. 

Este tipo de certificado digital foi criado especialmente para emitir as notas fiscais eletrônicas. 

É totalmente seguro, já que para emitir uma nota fiscal eletrônica, o emissor deve dispor de um certificado digital padrão ICP-Brasil, que contenha o seu respectivo CNPJ.

Ainda garante a conformidade estabelecida pela ICP-Brasil, Receita Federal e Secretarias Fazendárias dos Estados. 

Caso seja emitido para o representante legal na Receita Federal, este certificado permitirá o acesso às mesmas aplicações do e-CNPJ na Receita Federal, como o e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte).

Como funciona este certificado digital?

Este certificado conta com duas opções que têm funcionalidade e nível de segurança diferentes. 

Vamos nos aprofundar em cada um deles para escolher a melhor opção para você e sua empresa.

Há duas opções do NF-e: 

  • Certificado digital A1 – esta opção tem o nível 1 de segurança. É o certificado digital emitido diretamente no seu computador e ficará armazenado no  navegador de internet.

Mas, é possível aumentar a segurança dessa opção colocando uma boa senha de acesso. Vale ressaltar que este produto tem um ano de validade;

  • Certificado digital A3 – este tipo já é mais seguro, com nível de segurança 3. O e-CNPJ é emitido em uma mídia criptográfica: cartão inteligente ou token para certificado digital que consegue gerar, armazenar e processar os dados, proporcionando maior mobilidade. 

Dessa forma, somente a pessoa que tem o cartão ou token e a senha de acesso consegue usá-lo e acessar as informações da empresa. Também tem prazo de validade, mas nesta opção pode chegar a 3 anos.

Atenção: É importante verificar junto aos programas emissores de NF qual o certificado recomendado, já que alguns sistemas não aceitam o A3. Nesse caso, o cliente deve verificar com a empresa de software que utiliza para emissão de notas fiscais qual o tipo de certificado mais adequado!

Como conseguir um NF-e

O procedimento para emitir certificados digitais na Polomasther é fácil. Com NF-e não seria diferente! O processo é simples e consiste em algumas etapas, como as seguintes:

  • Solicitação: nesta etapa, é preciso escolher qual será o certificado digital, tipo e validade. Também terá que informar seus dados e efetuar o pagamento;
  • Agendamento: após a confirmação de pagamento, você receberá um e-mail para o agendamento da validação, que é a conferência dos dados informados na primeira etapa, por meio da apresentação de documentos. 

Essa etapa pode ser feita de 3 formas:

  • Indo até uma unidade da Polomasther (serviço incluso no preço de aquisição do Certificado Digital);
  • Validação externa: emissão e validação onde você estiver (serviço com preço sob consulta e sujeito a disponibilidade);
  • Videoconferência: atendimento virtual, nesta opção é preciso ter dados biométricos já cadastrados;
  • Emissão: após a realização da validação presencial, você receberá via e-mail o link para a emissão do certificado digital. 

No caso do Certificado ser o A3 e a validação ser por videoconferência, a emissão do certificado será feita pelo próprio cliente que receberá no e-mail informado o link para a emissão do certificado digital.

Para habilitar o token ou cartão inteligente e a leitora de cartões é preciso acessar o site da Certisign, que é nosso PSS – Prestador de Serviços de Suporte.

Quais são os documentos necessários para emitir o NF-e?

A seguir, listamos os documentos necessários para a emissão da NF-e, já que é um produto importante e que deve ser 100% seguro. 

São estes que serão analisados na validação presencial. 

Vale ressaltar que todos os documentos apresentados devem ser os originais acompanhados de cópias simples ou autenticadas.

Confira quais são as documentações necessárias para a empresa: 

  • Registro comercial, no caso de empresa individual;
  • Ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor devidamente registrado (tratando-se de sociedades comerciais ou civis) e, no caso de sociedades por ações, acompanhado de documentos de eleição de seus administradores;
  • Prova de inscrição do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ).

Documentos do (s) sócio (s) e do responsável pelo certificado: 

  • Cédula de Identidade (RG, carteira profissional, documento funcional, carteira de habilitação) ou Passaporte (se estrangeiro);
  • Título de eleitor (Opcional);
  • PIS-PASEP (Opcional);
  • Comprovante de pagamento do Certificado Digital.

Como a entrega é feita?

A solicitação do certificado digital é online e a entrega é realizada via e-mail por meio de um link para a emissão.

Caso você tenha adquirido o Certificado Digital A3 + Mídia Criptográfica (Cartão/Token), a mídia criptográfica pode ser retirada no mesmo dia e local onde será realizada a validação presencial dos documentos.

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    O computador armazena o certificado digital tipo A1 e deve ser uma opção quando for utilizado para uma aplicação específica.
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Escolha também certificados das autoridades de registro:

Para manter a segurança e a garantia de identidade digital da sua empresa e ao mesmo tempo permitir que a tecnologia de certificação seja utilizada na sua forma mais ampla – automatizando processos com segurança – oferecemos à sua empresa o produto Certificado Digital NF-e.

Para emitir uma nota fiscal eletrônica, o emissor deve dispor de um certificado digital, padrão ICP-Brasil, que contenha o seu respectivo CNPJ.

Este tipo de certificado digital foi criado especialmente para emitir as notas fiscais eletrônicas (garantindo a conformidade estabelecida pela ICP-Brasil, Receita Federal e Secretarias Fazendárias dos Estados) e atribuir ao funcionário responsável de sua organização a alçada necessária e restrita para emissão e gerenciamento das notas fiscais eletrônicas, desta forma se evita acessos e assinaturas indevidas com o uso do certificado digital.

Caso seja emitido para o representante legal na Receita Federal, este certificado permitirá o acesso às mesmas aplicações do e-CNPJ na Receita Federal, como o e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte).

COMO ADQUIRIR O SEU

Para concluir a emissão do certificado digital, você passará pelas etapas abaixo. Ao término de cada etapa, vamos lhe orientar para o próximo passo. Fique tranquilo e se precisar, entre em contato conosco.

1

Compre online

Selecione o certificado e clique em comprar. Informe seus dados e pague.

2

Valide

Após o pagamento, você receberá e-mail para o agendamento da validação.

3

Emita

Após a validação, seu certificado digital já pode ser emitido.

Para que o funcionário da empresa possa emitir o Certificado digital CT-e, no momento do preenchimento do formulário do pedido, você deve informar primeiramente o CPF do funcionário responsável junto com o CNPJ da empresa.

DOCUMENTAÇÃO DA EMPRESA:

  • Registro comercial, no caso de empresa individual;
  • Ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor, devidamente registrado, em se tratando de sociedades comerciais ou civis, e no caso de sociedades por ações, acompanhado de documentos de eleição de seus administradores;
  • Prova de inscrição do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ).

DOCUMENTAÇÃO DO(S) SÓCIO (S) E DO RESPONSÁVEL PELO CERTIFICADO:

  • Foto (3X4) recente (caso o documento de identidade apresentado tenha sido emitido há mais de 5 anos de emissão);
  • Cédula de Identidade (RG, carteira profissional, documento funcional, carteira de habilitação) ou Passaporte (se estrangeiro);
  • Cadastro de Pessoa Física – CPF;
  • Um Comprovante de Residência Recente (emitido à, no máximo, 3 meses);
  • Título de eleitor (Opcional);
  • PIS-PASEP (Opcional);
  • Comprovante de pagamento do Certificado Digital;

Todos os documentos apresentados devem ser os originais acompanhados de cópias simples ou autenticadas.

Caso tenha dúvida, entre em contato conosco.

– Emissão de Nota Fiscal Eletrônica de prestação de serviço de transporte de cargas.

Para habilitar as mídias criptográficas – token ou cartão inteligente e a leitora de cartões acesse o site da Certisign, que é nosso PSS – Prestador de Serviços de Suporte.

http://www.certisign.com.br/atendimento-suporte/downloads

Caso tenha dificuldade, entre em contato diretamente com o SAC pelo email sac@certisign.com.br

O CT-e é um certificado digital ICP-Brasil de Assinatura e pode ser emitido como tipo A1 ou A3.

A1= CERTIFICADO DE ASSINATURA, NÍVEL DE SEGURANÇA 1.

A3 = CERTIFICADO DE ASSINATURA, NÍVEL DE SEGURANÇA 3.

O tipo de certificado digital a ser escolhido depende do sistema/aplicação onde o mesmo será utilizado. Informe-se com o responsável pelo seu equipamento ou consulte a devida documentação para verificar se há alguma restrição para uso do tipo A1 ou A3.

O certificado digital do tipo A1 é emitido diretamente no seu computador e ficará armazenado no seu navegador de internet;

O certificado digital do tipo A3 oferece maior segurança por ser emitido em uma mídia criptográfica: cartão inteligente ou token, proporcionando maior mobilidade.

As etapas para adquirir o Certificado Digital são as seguintes:

SOLICITAÇÃO: escolha o Certificado Digital, tipo e validade, informe seus dados e efetue o pagamento.
AGENDAMENTO: após a confirmação de pagamento, você receberá um e-mail para o agendamento da validação presencial, que é uma etapa essencial para a emissão do Certificado Digital.
No momento do agendamento, você pode escolher realizar a validação presencial de duas formas:

Em um dos endereços da Polomasther, serviço incluso no preço de aquisição do Certificado Digital ou onde você solicitar: SERVIÇO COM PREÇO SOB CONSULTA E SUJEITO A DISPONIBILIDADE.

VALIDAÇÃO PRESENCIAL: a validação presencial é o processo de conferência dos dados informados no momento da solicitação do Certificado Digital, por meio da apresentação de documentos e comprovante de endereço.
EMISSÃO: após a realização da validação presencial, você receberá via e-mail o link para a emissão do Certificado Digital. Se o Certificado Digital for tipo A3, você poderá emiti-lo na Polomasther ou onde estiver.
ENTREGA DO CERTIFICADO DIGITAL
A solicitação do Certificado Digital é on-line e a entrega é realizada via e-mail por meio de um link para a emissão.

Caso você tenha adquirido o Certificado Digital A3 + Mídia Criptográfica (Cartão/Token), a mídia criptográfica pode ser retirada no mesmo dia e local onde será realizada a validação presencial dos documentos.

Parcerias Comerciais

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VÍDEOS

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O Certificado Digital é de uso individual

Primeiros Passos

Como instalar seu certificado

Os Certificados Digitais CT-e – Controle de Transporte Eletrônico tem como funcionalidade exclusiva a emissão da Nota Fiscal para empresas de transporte de cargas.

Você pode pagar com cartão de crédito ou boleto bancário. Ao escolher a forma de pagamento, preste atenção nos prazos para agendamento da sua validação. Para pagamento com cartão de crédito, o agendamento será realizado após um dia. Se realizado por boleto bancário, é imprescindível aguardar dois dias úteis para agendar a validação presencial.

O certificado digital é um documento de identificação e para a emissão deste documento, é necessário o comparecimento do titular para a comprovação de identidade.

Você deve entrar em contato diretamente com a equipe do nosso PSS – Prestador de Serviços de Suporte que é a AC Certisign. Eles vão lhe orientar na emissão do certificado e na preparação da sua máquina para utilizar seu certificado digital e lhe acompanham durante o teste do certificado.

Serviço de Atendimento ao Cliente – SAC Certisign

São Paulo: 11 3478-9444

Demais localidades: 0300 -789 – 2378

Sim. Assim como documentos como Carteira Nacional de Habilitação, Passaporte, entre outros, os Certificados Digitais possuem validade.

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