O e-cpf funciona no celular?

A resposta é sim! Os certificados digitais podem ser utilizados em diversos tipos de dispositivos, como os computadores, celulares e tablets. O e-CPF, inclusive, pode sim ser usado por smartphones. 

Essa é uma dúvida muito frequente, já que muitas pessoas preferem a praticidade dos celulares no dia a dia. Além disso, há quem confunda o certificado digital e-CPF com o CPF Digital.

Esses recursos são completamente diferentes, utilizados para fins distintos. O CPF Digital é apenas uma representação do CPF físico no celular. 

Basicamente, é um aplicativo que permite acesso aos dados referentes ao Cadastro de Pessoa Física pelos smartphones.

O intuito é que os cidadãos possam deixar a versão física do documento em casa e utilizar apenas o do aplicativo, já que ambos têm a mesma validade. É um recurso bastante prático, mas diferente do e-CPF.

O certificado digital permite e viabiliza uma série de atividades com o documento. Ele é muito mais do que apenas uma representação do CPF físico, permitindo a autenticação de documentos, comprovação de identidade em processos online e muito mais.

A seguir, saiba mais sobre o e-CPF, suas aplicações e formas de instalação. É um recurso extremamente importante para pessoas físicas que desejam maior segurança e praticidade no dia a dia.

Agora que já sabe a diferença entre o certificado e o CPF Digital, será muito mais fácil compreender a importância do e-CPF e sua complexidade. 

Além disso, apresentaremos onde conseguir essas certificações com segurança  para começar a usá-las o quanto antes.

Acompanhe!

E-CPF: entenda como esse certificado funciona 

O e-CPF é a versão eletrônica do documento CPF físico, aquele que todos têm e conhecem. Basicamente, o certificado digital tem as mesmas funções e importância para os órgãos públicos que a versão física, permitindo uma série de aplicações.

Isto é, o e-CPF é útil na mesma medida que o CPF é na vida dos brasileiros. A única diferença é que ele só pode ser utilizado em operações realizadas pela internet, garantindo a segurança dos dados nas transações online.

Isso porque essas certificações digitais têm algoritmos e sistemas criptográficos complexos, usados por softwares com alta capacidade de processamento para garantir total segurança dos dados pessoais e sensíveis das pessoas.

Elas são capazes de imprimir codificações nos documentos (associados aos signatários) virtualmente, eliminando qualquer possibilidade de quebra. 

Portanto, o e-CPF é extremamente seguro e garante total proteção para todas as operações realizadas na internet por meio dele.  

Mas, afinal, o que é possível fazer com o e-CPF? Onde esse documento fica armazenado? Confira essas e outras informações importantes sobre o tema no próximo tópico!

O e-CPF serve para que?

Como mencionamos, essa certificação pode ser usada em diversas operações, assim como a versão física do documento. 

O e-CPF é utilizado para assinar documentos na internet, autenticar em sistemas, enviar a declaração de imposto de renda, o guia de recolhimento do FGTS, entre outras informações importantes.

Por meio deste documento eletrônico, também é possível acessar o Detran com mais facilidade, a CNH Digital e os serviços eletrônicos de cartório – além de permitir o envio de informações de previdência social (GFIP) e muitas outras atividades importantes que realizamos no dia a dia.

Ou seja, é um certificado digital muito útil que agrega segurança aos processos que já realizamos no dia a dia, só que agora pela praticidade da internet. Como funciona?

O e-CPF é um certificado digital padrão ICP-Brasil de Assinatura e regulamentado pelos principais órgãos públicos do país. Pode ser emitido em duas modalidades: A1 ou A3.

A diferença entre elas é o modo como os documentos são armazenados. O certificado digital A1 é armazenado no servidor do computador do proprietário, tendo uma senha de acesso e podendo ser usado em mais de um dispositivo ao mesmo tempo.

Já o certificado digital A3 é armazenado em uma mídia criptográfica e portátil, como cartão inteligente ou token de certificado digital, por exemplo. Para acessar as informações, é preciso ter essa mídia em mãos e uma senha de acesso, por isso, é considerada a opção mais segura.

Ambas as alternativas são positivas e a escolha de qual usar deve ser feita de acordo com as necessidades e preferências de cada um. Lembrando que qualquer pessoa com o registro ativo na Receita Federal pode adquirir um e-CFP.

Como e onde comprar um e-CPF com segurança?

Conte com a Polomasther, somos uma certificadora reconhecida pelos principais órgãos de segurança do país. Oferecemos diversos tipos de certificados digitais, incluindo o e-CPF A1 e A3.

Para adquirir com a gente é fácil e você pode fazer até mesmo pela internet, em nosso site. Acesse o nosso domínio e vá na opção “certificados digitais” e depois clique em “e-CPF”.

Aparecerá um passo a passo super completo na página, indicando o que deve ser feito para a aquisição da certificação. É super simples e rápido. 

Depois, nossa equipe entrará em contato para garantir a segurança do processo e, em alguns dias, você terá o certificado.

Se preferir, entre em contato conosco para entender mais sobre a emissão de certificados digitais, o e-CPF e o processo de compra. Esperamos por você!

PolomastherO e-cpf funciona no celular?

Posts relacionados