Quando optar pela certificação digital?

É praticamente impossível pensar em algum âmbito de nossa vida que não tenha sido modificado ou ao menos impactado por tantas mudanças tecnológicas que aconteceram nos últimos 20 anos. 

Um dos melhores exemplos é o surgimento e a popularização dos certificados digitais, cujo objetivo é validar a identidade digital do usuário e, assim, tornar transações online, como a assinatura de contratos, por exemplo, reconhecidas e validadas por lei. 

Embora a Medida Provisória que regulamenta a emissão de certificados digitais no Brasil seja de agosto de 2001, algumas pessoas ainda não conhecem as facilidades que esses documentos oferecem para o dia a dia de pessoas físicas e empresas. 

Por isso, explicaremos a seguir como funciona, como obter o documento e qual é a hora certa de investir em uma certificação digital. Acompanhe para saber mais!

O que são os certificados digitais?

Os certificados digitais são documentos virtuais que, ao parear chaves criptográficas emitidas pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), permitem a identificação e autenticação da identidade do usuário no meio digital. 

Com isso, é possível realizar obrigações bancárias, jurídicas, trabalhistas e fiscais à distância, com a certeza de que a inviolabilidade de dados sigilosos será respeitada. 

Tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem se beneficiar das facilidades que as certificações digitais oferecem. As primeiras devem solicitar documento tipo e-CPF e as segundas utilizam o e-CNPJ

Há, ainda, a NF-e, que permite a emissão de notas fiscais eletrônicas por pessoas autorizadas, de forma segura, rápida e prática.

Com relação ao formato do certificado, existem três opções de mídia nas quais ele pode ser disponibilizado. 

Na primeira delas, o certificado digital fica armazenado no repositório de certificados digitais do sistema operacional e do navegador de um dispositivo eletrônico, como celulares ou computadores.

Esse é o que chamamos de modelo A1, que tem validade de até 12 meses e pode ser copiado em mais de uma máquina para uso simultâneo. 

Outras duas opções são o cartão com chip e o token móvel, que correspondem ao modelo A3 e devem ser conectados à leitora ou a uma máquina com software de leitura instalado. Essa versão oferece bastante mobilidade de uso e tem duração de 1 a 3 anos. 

Com relação ao uso, é possível empregar tanto o certificado de nível A1 quanto o A3 em diversas atividades que exijam a validação da identidade online, como na declaração do Imposto de Renda, assinatura de contratos, acesso a portais do governo, entre outros.

Por que solicitar uma certificação digital?

Como citamos anteriormente, uma certificação digital proporciona facilidades e agilidade na resolução de questões legais e burocráticas, além de garantir a segurança dos dados do portador.

Mas, se ainda restam dúvidas sobre a obtenção do documento, aqui vão algumas razões que demonstram qual é o melhor momento para solicitar o seu junto a uma autoridade certificadora e de registro.

Então, adquira um certificado digital se você:

  1. Busca agilizar e facilitar o cumprimento de obrigações fiscais 

Embora sejam extremamente importantes, não podemos negar que as obrigações fiscais são bastante burocráticas e exigem certo dispêndio de tempo para que sejam realizadas corretamente. 

Com um certificado digital, no entanto, é possível facilitar esse processo. 

Pessoas Físicas se beneficiam, principalmente, com a possibilidade de enviar a declaração do Imposto de Renda previamente preenchida, que somente pode ser acessada por aqueles que têm cadastro no portal e-CAC, que exige login com certificado digital. 

Os empreendedores também encontram vantagens, como acessar portais restritos do governo e enviar informações da empresa pelos sistemas e-Social e SPED, para manter a organização sempre em dia com o fisco.

  1. Se beneficia da assinatura de contratos à distância

E, por falar em empresas, é cada vez mais comum que estabelecimentos fechem negócios com clientes e fornecedores à distância, muitas vezes realizando transações que envolvem diferentes cidades, estados e até mesmo países. 

Para que isso seja possível, é necessário ter uma forma de assinar contratos digitalmente, de forma com que sejam reconhecidos por lei e devidamente respeitados nos termos que ela estabelece. 

Mais uma vez, isso é possível com o certificado digital que, com alguns passos simples, permite adicionar a assinatura de um indivíduo a um documento com a mesma validade que esta teria se fosse feita a punho e autenticada em cartório. 

Dessa forma, podemos viabilizar operações independente da distância, economizando tempo, recursos e expandindo os negócios para além de fronteiras e limitações geográficas. 

  1. Quer aproveitar melhor seu dia

Por permitirem a devida autenticação dos usuários no ambiente digital, com a certificação digital não é necessário sair de casa ou do trabalho para resolver pendências. 

Então, esteja onde estiver, o portador pode dar andamento em demandas por meio da internet, com ainda mais segurança contra fraudes e falsificações de documentos importantes. 

Assim, com apenas alguns clicks, é possível reduzir drasticamente o tempo que seria utilizado em filas para atendimento em cartórios, bancos e repartições públicas, fazendo com que seu dia se torne mais dinâmico e produtivo. 

  1. Deseja economizar e, ainda, contribuir para a preservação do meio ambiente. 

Uma grande vantagem que pode ser desfrutada por quem tem certificados digitais é a economia, especialmente se pensarmos no médio e longo prazo.

Apesar de ser necessário investir uma quantia de dinheiro para adquirir certificados digitais, esse valor se torna irrisório quando comparamos o que é gasto periodicamente por empresas e indivíduos que ainda utilizam documentos em papel. 

Além de materiais e impressões, é necessário colocar na conta o dinheiro destinado à emissão de cópias autenticadas, reconhecimento de firma e outras atividades cartorárias para validação de um documento. 

Há que se considerar também o valor empregado no transporte até o cartório, entre outros gastos que podem passar despercebidos, mas fazem uma grande diferença no orçamento final. 

Com um certificado digital, eliminamos todos esses custos, além de economizarmos recursos naturais, agindo assim de maneira muito mais sustentável e amiga do meio ambiente, algo muito valorizado – principalmente em empresas – hoje em dia.

Onde obter certificados digitais?

Na Polomasther, é claro! 

Há 16 anos, nossa empresa se dedica ao ramo dos certificados digitais, sempre comprometida com o melhor atendimento e com a segurança dos dados de nossos clientes.

Para fazer sua solicitação, visite nosso site e consulte nossa soluções para pessoas físicas, jurídicas e descontos especiais para micro e pequenas empresas

Atuamos na emissão de certificados digitais no ABC, na região metropolitana de São Paulo e oferecemos também atendimento online para sua maior comodidade e conforto. 

Conte com a Polomasther e garanta o melhor!

PolomastherQuando optar pela certificação digital?

Posts relacionados