Registrato do Banco Central do Brasil: entenda o que é e como funciona!

Contas bancárias, investimentos, cartões, pix, operações de câmbio e de crédito… Quem nunca teve dificuldades para manter tudo isso em ordem e o controle financeiro no dia a dia?

É comum que cada cidadão busque por uma forma particular de manter essas informações em perspectiva, mas uma ferramenta em especial pode ser muito útil nesse processo: o Registrato

Administrado pelo Banco Central do Brasil (Bacen), o sistema permite que os cidadãos tenham acesso, pela internet, a um extrato completo com informações sobre sua vida financeira e relações com as instituições bancárias. 

Tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem acessar os relatórios, que trazem informações de todas as operações feitas com valores a partir de R$200.

Embora o programa tenha sido lançado em 2014, apenas em 2020 o acesso passou a ser permitido de forma remota, por conta da pandemia de coronavírus no país. 

Antes disso, a consulta somente era possível na unidade do Banco Central, em Brasília, ou pelos Correios, com envio de documentos autenticados.

Com essa mudança, ficou muito mais fácil se beneficiar do Registrato, então cada vez mais pessoas têm buscado o sistema para fazer um raio-x da sua situação financeira e, desse modo, se organizar melhor.

Quando falamos sobre informações financeiras, é importante ressaltar a necessidade de ter cuidado com os dados fornecidos, uma vez que qualquer vazamento ou acesso indevido pode gerar dores de cabeça e prejuízos financeiros incalculáveis. 

Por isso, o acesso ao Registrato é muito seguro, e só pode ser feito mediante a autenticação da identidade do usuário, garantindo assim toda a tranquilidade nas operações. 

O Bacen disponibiliza três formas de acesso ao programa e, abaixo, falaremos um pouco mais sobre cada uma delas. Acompanhe!

Acesso pelo internet banking

Para acessar o registrato utilizando o internet banking, é preciso seguir os seguintes passos utilizando um computador de confiança, conectado a uma rede privada de internet. 

Passo a passo:

  1. Acesse o site do Bacen e faça seu pré-cadastro como pessoa física ou jurídica. Você receberá uma frase de segurança, que tem validade de 48 horas;
  2. Acesse a página do internet banking do banco de sua preferência e clique em Registrato – Bacen, transcreva a frase de segurança, clique em “validar” e aguarde pelo código PIN;
  3. Novamente na página do Bacen, clique na opção “cadastrar” e informe o código PIN disponibilizado pelo internet banking;
  4. Você será direcionado para uma nova página, onde é preciso preencher os dados solicitados;
  5. Ao fim desse processo, o sistema irá informar uma senha provisória para que você acesse o Registrato;
  6. Para ter ainda mais segurança, altere a senha provisória logo no primeiro acesso. 

Acesso mobile

Quem deseja acessar o registrato pelo celular também consegue. Entretanto, alguns bancos ainda não permitem a transação e cada instituição segue um determinado passo a passo.

Por isso, é preciso verificar qual é o caso do seu banco, o que pode levar um pouco de tempo. 

De modo geral, é preciso encontrar a opção de serviços, senhas ou configurações e seguir as instruções informadas pelo próprio app. 

Em caso de dúvidas, o mais recomendado é entrar em contato com a instituição para obter um passo a passo mais detalhado. 

Certificado digital

Com toda a certeza, o uso de certificados digitais é a forma mais rápida, prática e segura para acessar o Registrato. 

Como o documento permite a autenticação da identidade virtual do usuário, o processo se torna muito mais seguro, uma vez que os certificados digitais funcionam por meio de chaves criptografadas, o que os torna praticamente invioláveis. 

O passo a passo é muito simples. Veja:

  1. Com o computador em que a chave é disponibilizada (certificado tipo A1) ou está conectada (tipo A3), acesse o site do Bacen;
  2. Em seguida, no campo de serviços/cidadão, clique em “Minha vida financeira”. Você será redirecionado para uma nova página, onde deve clicar no ícone “Acesse o Registrato gratuitamente”;
  3. Na página seguinte, selecione a opção do acesso pelo Gov.br e, então, clique em “Seu certificado digital”, terceiro item após o campo onde é solicitado o CPF. 

Dicas para um acesso ainda mais seguro

O próprio site do Banco Central dá algumas dicas para você se proteger ainda mais na hora do acesso ao Registrato. São elas:

  • Acompanhamento atento das contas digitais e checagem de situações suspeitas;
  • Jamais abra links ou mensagens suspeitas;
  • Evite repetir senhas ou utilizar combinações fáceis, como datas, sequências numéricas, entre outras;
  • Mantenha seu sistema operacional, programas antivírus e outros dispositivos de segurança sempre atualizados;
  • Use apenas redes confiáveis e privadas para a conexão;
  • Tenha cuidado com dispositivos móveis que podem estar conectados com vírus destinados a roubo de dados. 

Onde obter certificado digital?

Como vimos, não há dúvidas sobre as facilidades que um certificado digital traz para quem deseja acessar e acompanhar as informações do Registrato. 

Para obter sua certificação, seja ela um e-CNPJ ou e-CPF, basta fazer a solicitação a uma autoridade certificadora, como a Polomasther.

Há mais de 10 anos a empresa se dedica a oferecer as melhores soluções em certificados digitais, garantindo praticidade e segurança para você e seus dados.

Conheça mais sobre nossos serviços no site e, em caso de dúvidas, basta entrar em contato conosco pelo atendimento. 

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