Seguro aluguel: tudo que você precisa saber sobre

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), os imóveis alugados representam 18,3% das moradias no Brasil. Isto é, são cerca de 13,3 milhões de casas e apartamentos locados no país. 

Uma parte significativa dos brasileiros locam os próprios imóveis ou alugam casas e apartamentos para morarem. 

Antigamente, a ideia de viver de aluguel era um peso para os brasileiros, que tinha como maior objetivo de vida ter a casa própria. Agora, o cenário é um pouco diferente. 

Muitas pessoas já consideram o aluguel como uma opção mais viável e econômica a longo prazo – ainda mais quando comparado às altas taxas de juros do financiamento imobiliário. 

Sendo assim, inúmeros brasileiros estão mais satisfeitos pagando aluguel e não pretendem comprar um imóvel nos próximos anos. Outros até desejam, mas consideram que este não é o momento ideal para isso, seja por questões pessoais ou pela crise econômica que o país enfrenta.

O fato é que a locação de imóveis está cada vez mais comum entre a população, então, saber tudo sobre o tema é importante para alugar o próprio imóvel ou locar de terceiros para ter moradia.

Somente com essas informações em mãos será possível fechar contratos vantajosos e viáveis financeiramente com tranquilidade. 

Dentre todos os dados importantes sobre o tema, há um tópico que muitos desconhecem, o seguro aluguel.

A seguir, entenda como esse produto funciona, quais são suas vantagens e como contratá-lo. 

O que é seguro aluguel?

O seguro fiança, como também é chamado, se mostra cada vez mais essencial para os contratos de locação, já que promove mais uma garantia ao proprietário do imóvel: a de que os pagamentos serão cumpridos regularmente e não haverá riscos de inadimplência por parte do inquilino tanto no pagamento dos aluguéis quanto nos encargos mensais da locação (IPTU, condomínio, água, luz, gás).  

O seguro também apresenta diversas outras opções de coberturas que beneficiam tanto o locador como o locatário, como os serviços emergenciais de reparos ao imóvel. 

Dessa forma, os que escolhem ter uma fonte de renda com seus imóveis podem ficar tranquilos em relação aos pagamentos e possíveis danos aos imóveis e o locatário não precisa se preocupar com fiador e caução

Como surgiu o seguro aluguel?

Quem já passou pelo processo de locação sabe que esse tipo de garantia de pagamento por parte do locador era dada pela presença de um fiador ou pelo depósito caução (o qual se referia ao adiantamento de algumas mensalidades do aluguel).

No entanto, muitas pessoas não tinham nenhum fiador para ajudar neste processo ou não queriam passar pelo constrangimento de pedir esse apoio a algum amigo e familiar, tampouco tinham economias o suficiente para adiantar meses de aluguel.

Foi então que, há alguns anos, surgiu o seguro fiança no mercado – uma opção válida e extremamente útil, a qual favorece ambas as partes dessa operação. 

Como funciona?

Como já mencionamos, funciona basicamente como uma garantia de que a pessoa que está alugando o imóvel cumprirá com todas as exigências financeiras combinadas no contrato locatício.

Vale destacar que o seguro fiança não desobriga que o inquilino pague o que deve. Na verdade, a pessoa que está alugando o imóvel paga mensalmente para a seguradora escolhida para tal processo.

Se houver caso de inadimplência ou algum transtorno relacionado ao imóvel que esteja na cobertura do plano, a seguradora fará o pagamento de tudo que for acordado ao dono do imóvel.

Ou seja, é uma opção vantajosa para os proprietários, porque independente do que aconteça, o pagamento da mensalidade será feito conforme previamente combinado. 

Confira mais benefícios!

Quais as vantagens de contar com o seguro aluguel?

O seguro aluguel é uma alternativa vantajosa, pois, além de cobrir a ausência do aluguel caso o inquilino não consiga pagar a mensalidade, ainda há a cobertura para outras obrigações como despesas de IPTU, condomínio, multas, encargos e até danos ao imóvel (o que pode implicar em custos com reformas, obras e consertos)

Nestes casos, o ressarcimento é mais rápido e menos burocrático, como seria se tivesse que resolver o problema diretamente com o inquilino.

Portanto, nota-se que é uma modalidade de seguro completa. 

Ainda que a escolha por este seguro não seja obrigatória, é preciso apresentar alguma garantia para alugar um imóvel. 

As imobiliárias indicam o seguro aluguel como a melhor alternativa para isso, já que  traz uma segurança financeira importante para os proprietários dos imóveis e também mais comodidade para os inquilinos. 

Vantagens do seguro aluguel para inquilinos

As vantagens não são apenas para um lado da moeda. O inquilino também colhe uma série de benefícios com o seguro fiança, como o fim do constrangimento de encontrar um fiador e mais possibilidades de aprovação do contrato de locação – sendo possível, inclusive, conseguir o imóvel desejado rapidamente.

Além disso, o parcelamento do seguro em vários meses facilita muito no controle financeiro!

Como contratar este seguro? 

É muito simples. Conte com a Polomasther!

Nossa empresa é especialista em emissão de certificados digitais, contratação de seguros e outros recursos financeiros. Sendo assim, temos ampla experiência e podemos oferecer alta qualidade na prestação dos serviços apresentados!

Temos tudo o que você precisa para contratar um produto tão importante, o qual te garante uma renda extra tranquila ou mais facilidade para pagar aluguel de uma moradia de forma mais segura e cômoda.

Entre em contato conosco para contratar seguros aluguel conosco!

PolomastherSeguro aluguel: tudo que você precisa saber sobre